Se você está planejando dizer “sim” no cartório, certamente, deve estar se perguntando: o que vestir? Afinal, como escolher vestido de noiva para casamento civil?
É claro que estamos aqui para te ajudar. E vamos te dar as melhores dicas, mas antes disso tem duas coisas que você precisa saber. A primeira delas é que o seu estilo pessoal precisa não apenas ser considerado, mas deve funcionar como um fator de direcionamento para que você escolha o look perfeito.
A segunda é que, mantendo a elegância e a versatilidade, a coleção Internovias agrada a todos os estilos de noiva, conta com modelos perfeitos para os mais diversos biotipos e combina com diferentes tipos de celebrações, incluindo o casamento civil.
Do boho ao clássico, do romântico ao clean, os vestidos da Internovias não seguem apenas uma tendência. Nossas coleções são amplas, com modelos variados e adaptáveis.
O resultado? Noivas satisfeitas e autoconfiantes, que encontram trajes ideais para cada ocasião, desde a cerimônia no cartório, até a recepção, casamento religioso, celebração informal, jantar, etc.
Nossos modelos oferecem um sopro de ar fresco e romântico para o seu grande dia, independentemente do seu estilo.
Ou seja, você já conta com dois pressupostos importantíssimos para definir como escolher vestido de noiva para casamento civil: você precisa ter sempre em mente o seu próprio estilo e procurar o vestido perfeito no lugar certo, a Internovias.
Considerando esses dois fatores, nos próximos tópicos vamos trazer as melhores dicas para que você faça a melhor escolha possível.
Além disso, selecionamos alguns dos nossos modelos favoritos para quem vai se casar no civil. Você vai vê-los ao longo dos tópicos.
Se depois da leitura deste artigo você ainda tiver dúvidas e precisar de ajuda, basta agendar uma consultoria gratuita uma com as nossas fadas e encontrar o seu vestido de noiva dos sonhos.
Você já sabe que o seu estilo pessoal não pode ser negligenciado. Isso significa que nenhuma possível regra ou recomendação pode se sobrepor a ele.
Então, ao definir como escolher vestido de noiva para casamento civil, você deve começar pensando no estilo e no caimento que te faz sentir linda e confiante.
Até porque esse princípio é o único que funciona de forma eficiente independentemente da situação.
Há noivas que consideram o cartório um ambiente muito formal e por isso usam trajes sóbrios e “comportados”, como o modelo abaixo.
Também há noivas que vão se casar na Igreja e, por conta das regras do tempo que escolheram, não podem incluir detalhes sensuais ou ousados no vestido do casamento religioso. Por isso, elas incluem decotes profundos, assimetrias e fendas em seu vestido do casamento civil.
Nenhum dos dois raciocínios acima está errado, desde que as noivas em questão estejam seguindo uma lógica que as faça sentir confortáveis, bonitas e felizes. Daí a importância de considerar seu estilo pessoal.
Dito isso, vamos listar mais algumas dicas preciosas para que você saiba exatamente como escolher o vestido para casamento civil sem risco de erros.
Mesmo que você tenha um estilo pessoal bem definido e muito marcante, não há dúvidas de que em seu cotidiano você escolhe looks diferentes de acordo com o local que você vai visitar.
No caso do cartório, ainda que o ambiente seja bastante formal, normalmente não há regras específicas quanto aos trajes.
Mesmo assim, você precisa escolher um look de acordo com o espaço físico, que costuma ser bem limitado.
Um vestido muito volumoso pode não ser prático em um ambiente pequeno ou com muitos degraus. Mas um vestido fluido e com caimento natural combina bem com ambientes amplos e iluminados.
Ao pensar sobre como escolher vestido de noiva para casamento civil, você precisa considerar que casamentos no cartório, via de regra, são realizados durante o dia.
Ou seja, as aplicações pesadas, os trajes volumosos e o excesso de brilho não são as melhores opções.
Mas além disso, você também precisa considerar se o casamento vai acontecer pela manhã ou à tarde.
Casamentos realizados pela manhã pedem vestidos mais leves e descontraídos, enquanto os eventos no fim da tarde, que são seguidos, por exemplo, de um jantar em família, permitem um toque extra de sofisticação.
Se o casamento for pela manhã, priorize tecidos fluidos e modelos minimalistas, que são tendências certeiras.
Tons suaves, como off-white, champanhe ou nude, também harmonizam bem com a luz natural e o clima mais descontraído do horário.
Para cerimônias realizadas no fim da tarde, você pode optar por vestidos que tenham detalhes mais elaborados, como rendas ou bordados discretos. Modelos com cortes clássicos e delicados são perfeitos para um look que equilibra simplicidade e elegância.
Esta dica é válida até mesmo para os casamentos mais formais, cerimônias religiosas e recepções glamourosas: o seu conforto não pode ser deixado de lado. Caso isso aconteça, você não vai conseguir aproveitar o seu grande dia.
Por isso, quando você define como vai escolher o vestido para casamento civil, a lógica é a mesma. O momento é especial e, mesmo que seja breve, você precisa se sentir bem, confortável e linda.
Além disso, casamentos civis costumam ser eventos mais íntimos e descontraídos, o que torna os tecidos leves uma escolha ideal para o seu vestido de noiva.
Esses tecidos garantem mobilidade e bem-estar, especialmente em cerimônias que podem envolver deslocamentos ou ocorrer em ambientes menores.
É possível apostar em detalhes como mangas delicadas, saias plissadas ou recortes estratégicos, mantendo o conforto sem abrir mão do estilo.
Ao escolher o vestido para um casamento civil, é importante equilibrar o estilo com a ocasião. Vestidos simples, com cortes limpos e tecidos de alto padrão são escolhas inteligentes, pois transmitem elegância e sofisticação sem exageros.
Nesse sentido, o estilo minimalista é uma escolha quase sempre sem risco de erros. Mas se ele não reflete a sua personalidade, detalhes marcantes podem ser o toque perfeito para tornar o seu look inesquecível.
Para um visual simples, você pode optar por uma silhueta ajustada e pela ausência de bordados ou aplicações. O foco aqui está na qualidade do tecido e no caimento impecável.
Mas se você ama detalhes marcantes, você pode adicionar personalidade ao seu vestido com toques únicos, como uma renda delicada, bordados sutis ou botões elegantes.
Outra opção é investir em detalhes diferenciados, como mangas longas repletas de transparência ou um decote bem ajustado com aplicação em renda.
O segredo está em alinhar o estilo do vestido à formalidade do casamento e ao seu gosto pessoal. Lembre-se: tanto a simplicidade quanto os detalhes marcantes podem criar um look incrível, desde que sejam autênticos e reflitam quem você é.
É comum ouvir que vestidos longos são mais apropriados para cerimônias noturnas ou festas de gala.
No entanto, no caso de um casamento civil, essa ideia não é uma regra fixa. Tudo depende do seu estilo e de como você se sente usando um traje longo durante o dia.
Vestidos longos podem ser perfeitamente adequados para casamentos civis, especialmente se a noiva busca um look elegante e sofisticado.
Para equilibrar o visual com a informalidade típica de uma cerimônia diurna, o segredo está nos detalhes do modelo escolhido.
Você pode optar, por exemplo, por um modelo longo minimalista, sem muitas aplicações ou brilhos. Como sabemos, tecidos lisos e cortes elegantes são sinônimos de sofisticação sem exageros.
A ideia de que um vestido longo pode ser inapropriado para o casamento civil tem mais a ver com o volume do traje do que com o comprimento.
Por isso, ao optar por um vestido confeccionado em tecido leve e com corte reto ou ao estilo sereia, você garante a adequação ao ambiente, mesmo que o seu look não seja minimalista.
Se o seu vestido dos sonhos para o casamento civil é longo, não hesite em escolhê-lo. Muitas noivas se casam no cartório com lindíssimos looks longos. Portanto, se é essa opção que faz você se sentir confiante e especial, não há motivos para abrir mão dela.
Sim, tanto o estilo princesa quanto as aplicações podem fazer parte do seu vestido de noiva para o casamento civil. O importante é adaptar essas escolhas para manter o equilíbrio entre o charme do traje e a proposta da cerimônia, além, é claro, do seu conforto.
O estilo princesa é um clássico que já não precisa ser pesado e desconfortável. Você pode usá-lo em seu casamento civil desde que a saia não seja excessivamente volumosa.
Para criar movimento sem exageros, opte por tecidos leves e, para não pesar visualmente o seu look, prefira uma abordagem minimalista, sem bordados ou aplicações. Lembre-se de que o espaço do cartório costuma ser bem limitado.
Quanto à possibilidade de usar um vestido com aplicações, se você ama os bordados e quer incluí-los em seu vestido, a dica é apostar nas versões mais delicadas.
Bordados em formato de pequenas flores ou folhagens, por exemplo, são sutis e adicionam um toque romântico ao traje. Mesmo quando cobrem boa parte do vestido, essas aplicações, quando colocadas de forma estratégica, não tornam o visual pesado.
Enfim, seja um vestido mais clássico, romântico ou minimalista, o seu traje para o casamento civil, precisa equilibrar questões como o ambiente, o horário da cerimônia, o espaço e o conforto, além é claro de refletir o seu estilo.
Não se prenda a pseudo-regras ao pensar sobre como escolher vestido de noiva para casamento civil, afinal, o grande dia é a ocasião perfeita para usar um traje que faça você se sentir única. Tenha isso em mente e visite nossa galeria para conferir diversas outras opções deslumbrantes.