Ainda que os casamentos modernos e inovadores estejam em alta, o sonho de ter um casamento na Igreja continua muito presente nos planos das noivas.
Esta possibilidade está entre as mais tradicionais e costuma agradar até mesmo as noivas que não são muito religiosas.
Isso porque, mesmo que você não siga fielmente uma religião, o ritual e o significado de um casamento na Igreja são aspectos culturais muito fortes que podem fazer parte do seu imaginário.
Se este for o seu caso, é importante ficar muito atenta para não correr o risco de descumprir regras internas tanto do espaço específico da Igreja quanto da religião como um todo.
O casamento na Igreja é considerado um ritual sagrado, o que pode tornar o seu grande dia ainda mais emocionante e único.
Já se imaginou caminhando em um longo corredor entre os assentos da Igreja em direção ao altar onde o amor da sua vida te espera?
Se este for o seu plano, leia os próximos tópicos para entender como funciona o casamento na Igreja e como escolher o seu vestido de noiva.
A celebração do amor e da união entre duas pessoas é a principal função de qualquer casamento.
Porém, quando o casamento é realizado na Igreja, essa celebração ganha um caráter sagrado e representa um marco relacionado à fé na vida dos noivos.
Nesse sentido, a união e o início da vida a dois é celebrada tendo como testemunhas os amigos, a família e a própria Igreja.
Os significados e os rituais que envolvem esse tipo de cerimônia variam bastante de acordo com a religião. Há diferentes formas de interpretar o matrimônio.
Essas variações são significativas, por isso é importante que o casamento na Igreja ocorra em uma religião que seja condizente com a fé e com os princípios dos noivos.
Mas, de modo geral, mesmo com as visões distintas sobre o significado do casamento religioso, o objetivo é sempre transmitir os votos de felicidade, amor e prosperidade aos noivos, de acordo com os costumes de cada doutrina.
Por isso, quando se fala em casamento na Igreja, nem sempre a cerimônia precisa ser realizada dentro de um templo religioso.
Casar-se na Igreja tem mais a ver com o ritual, ou seja, com realizar o casamento de acordo com os preceitos de determinada Igreja.
Algumas igrejas evangélicas, por exemplo, têm o costume de celebrar casamentos ao ar livre. No caso, o pastor se desloca até o local do evento para conduzir o ritual.
O mesmo ocorre com as cerimônias judaicas, em que obrigatoriamente a celebração precisa ser feita ao ar livre, por conta dos preceitos da religião.
Mas também há religiões que não admitem a realização de casamentos fora do templo. Então, é importante que você se informe sobre esse assunto quando for reservar a data.
Como vimos, o casamento na Igreja vai muito além da utilização do espaço do templo para a celebração do grande dia.
Ele tem muito mais a ver com o significado da união entre duas pessoas dentro dos preceitos da religião.
E é por conta destes preceitos que é preciso respeitar as regras da Igreja para todos os detalhes do evento.
O primeiro passo para a organização do seu casamento na Igreja é saber quais são os requisitos a serem seguidos de acordo com a paróquia que você escolheu.
Na Igreja católica, por exemplo, existem algumas variações. Em alguns templos só é permitida a execução de música religiosa ou clássica, mas em outros você pode escolher músicas populares para celebrar o grande dia.
Procure a secretaria da Igreja em que você pretende se casar para saber quais são as regras a serem seguidas.
Veja abaixo alguns detalhes aos quais você precisa ficar atenta:
O estilo mais escolhido pelas noivas para casamento na Igreja é o clássico, principalmente se a celebração realmente for acontecer dentro do templo.
Isso tem a ver tanto com a associação das religiões a eventos mais formais e tradicionais quanto com as possíveis restrições quanto a ideias muito inovadoras.
Sendo assim, o vestido de noiva clássico com diferentes cortes é o mais utilizado nesses casos.
Quanto ao corte, o estilo princesa é o mais tradicional, sendo o preferido das noivas mais românticas, mas muitas noivas que se casam na Igreja também escolhem o estilo sereia e o evasê.
Independentemente das regras expostas pela Igreja quanto aos trajes, é importante ter bom senso e evitar modelos muito sensuais, com transparências ou decotes profundos, para não ficar em desacordo com a doutrina da religião que você escolher.
Mas tirando esse cuidado quanto à sensualidade, você pode ser criativa e personalizar o seu vestido de noiva de acordo com as suas preferências.
Sendo o casamento realizado na Igreja, que é um espaço fechado, e no período da noite, você pode, por exemplo, caprichar no brilho, usar véu, grinalda e uma longa cauda.
É claro que estas são apenas sugestões. O mais importante é que você se sinta maravilhosa em seu vestido para o grande dia.
É possível, por exemplo, realizar um casamento no estilo boho chic ou no estilo vintage, o que vai refletir também na escolha do seu vestido, que pode ser mais leve e fluido.
Quer ver mais alguns modelos deslumbrantes de vestidos de noiva para casamento na Igreja? Acesse a nossa galeria e escolha os seus preferidos.