Divisão de bens no Casamento: qual dos 4 regimes escolher?

Divisão de bens no Casamento: qual dos 4 regimes escolher?

Planejar sua união com seu amor envolve muitas decisões importantes e uma delas, sem dúvida, é a escolha do regime de divisão de bens no casamento.

Essa escolha pode parecer complexa, mas pretendemos te ajudar a simplificar esse processo. 

Preparamos um quiz que vai facilitar a identificação da divisão de bens que melhor se adapta às suas convicções e estilo de vida.

Ao responder às perguntas deste teste, você será guiada por diferentes aspectos financeiros e de gestão patrimonial que são fundamentais para um casamento harmonioso e bem-sucedido. 

No final, explicaremos qual regime de bens corresponde às suas respostas e quais são as principais características dele.

Confira!

Quiz: escolhendo a divisão de bens no casamento

Nosso quiz é simples: você deve ler cada pergunta e escolher a opção de resposta que mais se enquadra com as suas preferências, convicções e situação financeira. 

Anote a letra correspondente à sua resposta em cada uma das questões e, ao final do questionário, vamos descobrir qual regime de divisão de bens no casamento é a mais adequada para você.

Vamos começar?

1. Qual das opções a seguir é mais condizente com a sua situação financeira?

  1. a) Você e seu amor têm condições financeiras muito diferentes um do outro e são ambos independentes financeiramente; 
  2. b) Independentemente da condição financeira atual de ambos, você e seu amor desejam que os bens adquiridos após o casamento passem a compor um patrimônio conjunto do casal; 
  3. c) Você e seu amor possuem condições financeiras semelhantes e não são proprietários de grandes fortunas; 
  4. d) Tanto você quanto seu amor são ativos no mundo dos negócios, têm seus próprios empreendimentos e investimentos e desejam continuar administrando seu próprio patrimônio, mas ao mesmo tempo construir um patrimônio juntos após o casamento.

2. Como vocês gostariam de lidar com os bens adquiridos antes do casamento?

  1. a) Cada um deve continuar com os bens que adquiriu antes do casamento, sem compartilhá-los, da mesma forma que deve acontecer com os bens que forem adquiridos após o casamento;
  2. b) Os bens adquiridos antes do casamento continuam sendo individuais, mas tudo o que for conquistado após o casamento passa a ser um patrimônio do casal; 
  3. c) Todos os bens, inclusive os adquiridos antes do casamento, devem ser compartilhados pelo casal;
  4. d) Os bens adquiridos antes do casamento não se misturam e cada um continua administrando seus próprios negócios, sem a necessidade de consentimento do cônjuge para a realização de movimentações financeiras, mas o casal deve construir um patrimônio conjunto, dividindo as conquistas alcançadas durante o casamento.

3. Caso você e seu amor possuam investimentos e negócios próprios, como gostariam de administrá-los?

  1. a) Vocês são empreendedores e não desejam misturar o casamento com as finanças, ou seja, cada um deve continuar a cuidar das próprias finanças e dos próprios negócios, mantendo os patrimônios totalmente separados;
  2. b) Os investimentos feitos antes do casamento devem continuar pertencendo individualmente a cada um, mas aqueles realizados após o casamento devem ser considerados um patrimônio do casal;
  3. c) Todos os investimentos e negócios, adquiridos antes e também durante o casamento, devem ser administrados conjuntamente e tornarem-se patrimônio do casal;
  4. d) Cada um deve administrar seus próprios investimentos e negócios, tanto os adquiridos antes quanto os adquiridos depois do casamento. No entanto, o crescimento do patrimônio durante o casamento deve ser compartilhado.

4. Como você e seu amor veem a questão das dívidas dentro do casamento?

  1. a) Cada um é responsável pelas suas próprias dívidas, sem envolver o outro, sejam elas dívidas já existentes antes do casamento, sejam dívidas contraídas durante o casamento;
  2. b) As dívidas contraídas antes do casamento são individuais, mas as que surgirem após o casamento devem ser consideradas dívidas do casal;
  3. c) Todas as dívidas, tenham sido contraídas antes ou após o casamento, passam a ser de responsabilidade conjunta;
  4. d) As dívidas relacionadas aos negócios de cada cônjuge podem ser consideradas conjuntas somente se forem contraídas após o casamento.

5. Como vocês lidam com grandes compras ou investimentos?

  1. a) Cada um deve tomar suas próprias decisões de grandes compras ou investimentos, sem consultar o outro. Você pode, por exemplo, adquirir um novo apartamento, que será considerado apenas seu, sem a interferência do seu amor;
  2. b) Após o casamento, vocês querem discutir e decidir juntos sobre cada compra ou investimento substancial. Assim, caso você queira comprar um carro, sem dúvida a opinião do seu amor será necessária; 
  3. c) Todas as grandes compras ou investimentos devem ser decididos e administrados conjuntamente, inclusive as que envolvem a utilização do dinheiro que um dos cônjuges já possuía antes do casamento. Assim, caso deseje adquirir um imóvel ou automóvel, um cônjuge precisará da aprovação do outro; 
  4. d) Cada um deve decidir sobre seus próprios investimentos e aquisições, mas se estes investimentos aumentarem o patrimônio individual de um dos cônjuges, este acréscimo será considerado um patrimônio do casal.

6. Qual é a postura de vocês em relação a investimentos financeiros ou compras conjuntas?

  1. a) Vocês preferem não fazer investimentos financeiros conjuntos e pretendem continuar cada um fazendo suas próprias compras;
  2. b) Vocês querem fazer investimentos e compras conjuntamente, mas sem utilizar o dinheiro que cada um já possuía antes do casamento;
  3. c) Vocês querem unir todos os investimentos e aquisições do casal, incluindo os que foram feitos antes do casamento;
  4. d) Vocês preferem fazer investimentos financeiros separadamente, mas acreditam que estão trabalhando em benefício do casal, ou seja, suas conquistas individuais após o casamento passam a ser compartilhados com o seu amor. 

Resultado

Anotou a sua resposta para cada uma das questões? Então vamos ao resultado.

Se você respondeu mais letras A

A divisão de bens no casamento mais apropriado para você e seu amor é a separação total de bens. 

Esse regime é ideal para casais que valorizam a independência financeira individual e preferem manter separadas as suas finanças, bens e investimentos, tanto os adquiridos antes quanto os adquiridos após o casamento.

Com a separação total de bens, cada cônjuge mantém a propriedade exclusiva dos bens que possuía antes do casamento e também dos que vier a adquirir durante o matrimônio.

Ou seja, não há comunhão de patrimônio e cada um é responsável por suas próprias dívidas e investimentos. 

Em caso de separação, não há divisão de bens, já que cada um retém o que é seu.

Se você respondeu mais letras B 

A divisão de bens no casamento mais condizente com a sua visão é a comunhão parcial de bens. 

Esse tipo de divisão é ideal para casais que desejam compartilhar os bens adquiridos após o casamento, mas preferem manter separadas as propriedades e bens que já possuíam antes.

Neste regime, todos os bens adquiridos após o casamento são partilhados igualmente entre os cônjuges e aqueles adquiridos antes do casamento permanecem como propriedades individuais. 

Caso vocês venham a se separar, apenas os bens adquiridos durante o casamento serão divididos igualmente.

Se você respondeu mais letras C

A divisão de bens no casamento que mais tem a ver com você e seu amor é a comunhão universal de bens. 

Ela é ideal para casais que desejam compartilhar todos os seus bens, independentemente de terem sido adquiridos antes ou depois do casamento.

Assim, todos os bens dos cônjuges tornam-se propriedade comum do casal e, em caso de separação, todo o patrimônio é dividido igualmente.

Se você respondeu mais letras D

A participação final nos aquestos é a forma de divisão de bens no casamento que mais se adequa a você e seu amor. 

Esse regime é ideal para casais acostumados ao mundo dos negócios, que desejam manter a independência na administração de seus bens, mas pretendem dividir o patrimônio adquirido com o cônjuge.

Assim, você e seu amor podem administrar seus próprios bens individuais de forma independente, mas ao final do casamento, seja por separação ou falecimento, o patrimônio adquirido de forma conjunta é dividido entre os cônjuges. 

Esse regime combina aspectos da separação de bens com a comunhão de bens.

Ficou em dúvida?

Se houver empate nas suas respostas ou se as suas dúvidas persistirem depois de responder ao quiz, é altamente recomendável procurar a orientação de um advogado especializado em direito de família. 

Um profissional poderá esclarecer suas dúvidas, explicar detalhadamente cada regime de bens e ajudar você e seu amor a tomarem a melhor decisão para o futuro financeiro do casal.

Achando interessante ou enfadonho ter que pensar sobre a divisão de bens no casamento, esta é uma missão muito importante que você não pode ignorar. Mas temos que concordar que existem decisões bem mais leves e empolgantes a serem tomadas durante os preparativos para o grande dia. Que tal começar a selecionar inspirações para o seu vestido de noiva? Acesse nossa galeria!

© Internovias • Todos os direitos reservados.
Agende um horário!