Vestido para noiva baixinha: como escolher + opções

Vestido para noiva baixinha: como escolher + opções
Publicado em: 21/02/2024

Quando se trata de escolher o vestido de noiva perfeito, cada detalhe importa e isso inclui conhecer as características que favorecem o seu biotipo. Nesse contexto, uma dúvida recorrente é quais detalhes são mais importantes em um vestido para noiva baixinha?

É este o seu caso? Se sim, este artigo vai te ajudar, pois vamos apresentar algumas orientações úteis para escolher um vestido que destaque a beleza da sua silhueta de forma harmoniosa e elegante.

Mas antes de mergulharmos nas características específicas que devem estar em um vestido de noiva para baixinhas, é importante ressaltar que as sugestões aqui apresentadas são apenas diretrizes. 

Não existem regras estritas quando se trata de moda e estilo pessoal. Cada noiva é única e o mais importante é que você se sinta confiante e linda em seu grande dia.

Entendemos que existem características que podem alongar ou achatar a silhueta, mas isso não significa que você deva se sentir limitada na escolha do seu vestido. 

Dito isto, vamos apresentar duas listas: uma com as características que costumam achatar a silhueta e que, portanto, não são as melhores opções de vestido para baixinhas, e outra com as características que alongam a silhueta e são ótimas opções para este biotipo. 

Continue a leitura e faça suas anotações!

O que um vestido para baixinha não deve ter?

Como vimos, é importante ter em mente que o seu vestido para baixinha deve ter todas as características de que você gosta. Mas existem alguns detalhes que costumam achatar a silhueta e podem não ser as melhores opções. Vamos ver quais são eles.

Decotes altos

Mesmo que esse tipo de decote seja considerado muito elegante, ao optar por ele sendo uma noiva baixinha, você pode pode criar a ilusão de que o seu pescoço é mais curto.

Isso vai deixar sua silhueta mais compacta, já que a proporção entre as partes superior e inferior do seu corpo será afetada. 

Ou seja, dependendo da combinação com os outros detalhes presentes no vestido, você vai parecer ainda mais baixa. 

Saias volumosas

A saia volumosa também não é uma boa opção em um vestido para baixinha, pois são construídas com uma grande quantidade de tecido, criando um efeito de expansão visual ao redor das pernas da noiva. 

Embora essas saias possam adicionar glamour ao visual, elas tendem a dominar a silhueta e podem fazer com que você pareça menor do que realmente é. 

Mas se você sempre sonhou em ter um casamento de conto de fadas e usar um vestido ao estilo princesa, não se preocupe. Você pode manter esse caimento optando por tecidos mais fluidos e leves, com camadas suaves e um volume comedido na saia. 

Detalhes horizontais

Detalhes horizontais em um vestido de noiva referem-se a elementos como faixas, bordados ou linhas que se estendem horizontalmente ao longo do corpo do vestido. 

Embora esses detalhes possam ser visualmente atrativos por conta das texturas adicionais, em um vestido para baixinhas, eles podem não ser a escolha mais favorável.

Isso ocorre porque eles têm o efeito de criar a ilusão de largura, o que faz com que a noiva pareça mais baixa. 

Eles dividem visualmente o corpo em seções, interrompendo a linha vertical e encurtando a aparência em geral.

Tecidos encorpados

O uso de tecidos encorpados também pode ser desfavorável em um vestido para noiva baixinha. Materiais mais pesados e estruturados tendem a criar volume, o que também vai fazer com que você pareça menor.

Quando os tecidos são muito volumosos ou rígidos, eles podem criar uma aparência ampla e pouco lisonjeira. Ou seja, teremos uma silhueta menos definida e, nos casos mais extremos, um visual desproporcional.

Para as noivas baixinhas, é geralmente mais adequado escolher tecidos mais leves e fluidos, que se ajustem suavemente ao corpo e criam uma aparência mais alongada e elegante. 

Detalhes favoráveis em um vestido para baixinha

Agora que você já sabe quais características é melhor evitar em um vestido para baixinha, vamos falar dos detalhes que são favoráveis e ajudam a alongar a silhueta. 

Tecido e caimento fluidos

Quando se trata de escolher um vestido para uma noiva baixinha, os tecidos fluidos são uma excelente escolha, pois são leves e suaves, se ajustando delicadamente ao corpo e criando uma silhueta mais esguia e alongada.

Por exemplo, se você deseja um toque de sofisticação e glamour pode escolher a seda e os diferentes tipos de cetim. Mas se você quer criar um volume moderado e uma aparência etérea, a presença do tule vai ajudar. 

Já com relação ao caimento, a fluidez também é muito bem-vinda e o corte ao estilo evasê é uma das melhores opções em um vestido para noiva baixinha. 

Esse estilo de vestido apresenta uma saia que se abre gradualmente a partir da cintura, criando uma forma de “A”. Isso ajuda a destacar a cintura e as curvas, enquanto cria uma linha alongada que contribui para uma silhueta aparentemente mais alta e esbelta.

Veja os exemplos a seguir.

 

Detalhes que criam linhas verticais

Como vimos, é importante recorrer a detalhes que alongam a silhueta em um vestido para baixinha. Esses detalhes direcionam o olhar na vertical e fazem a noiva parecer mais alta. 

Eles podem ser criados, por exemplo, a partir de aplicações em renda ou pedrarias que são dispostas na vertical em todo o vestido ou em apenas uma parte dele.

Outro detalhe interessante são as alças finas, que ajudam a criar linhas verticais alongando o torso e o pescoço. 

Elas adicionam uma sensação de leveza e delicadeza ao vestido ao mesmo tempo em que destacam os ombros e a clavícula da noiva. Veja a beleza do modelo a seguir.

Outro detalhe que ajuda a criar uma linha vertical é o decote profundo, que alonga visualmente o pescoço e o tronco, criando uma aparência mais esguia e elegante, além de destacar a área do colo, dando um toque de sensualidade ao vestido.

Mas se você considera o decote profundo muito ousado ou desconfortável, pode optar por um decote ilusão, como o do modelo a seguir, que cria um efeito semelhante. 

Decote em V

O decote em V é uma opção especialmente favorável para noivas baixinhas, pois é um dos melhores recursos para criar a sensação de alongamento da silhueta. 

Este tipo de decote é caracterizado por sua forma em “V”, que direciona o olhar para cima e para baixo, criando uma linha vertical que torna a parte superior do corpo mais longilínea. 

Esse tipo de decote é muito versátil e cai muito bem em diferentes tecidos, cortes e estilos de vestido, podendo ser usado em casamentos celebrados em qualquer período do dia.

Além disso, você pode escolher entre decotes em V mais ou menos profundos e também optar por um lindo decote em V nas costas, que é uma tendência para as próximas estações. 

Veja como o modelo a seguir é deslumbrante. 

 Se você prefere uma opção mais clássica, não se esqueça de que o decote em V frontal também é muito bem-vindo em um vestido para baixinha. 

Decote profundo

Entre os detalhes que definitivamente ajudam a criar uma linha vertical no look da noiva alongando a silhueta, o decote profundo é o que mais se destaca.

Por ele ser associado à sensualidade, muitas vezes não se pensa em seu potencial de favorecer as noivas baixinhas. 

Ao optar por um decote profundo, mesmo que ele seja, na verdade, um decote ilusão, o recorte vertical na parte de cima do vestido faz a noiva parecer bem mais alta.

Ele é inclusive uma boa opção para criar uma proporcionalidade na silhueta quando a noiva opta por um caimento mais volumoso na saia. 

Veja os exemplos a seguir. 

1187 (1)

 

1187 (2)

Fenda

A fenda é a queridinha das noivas baixinhas, principalmente daquelas que também gostam de colocar uma pitada de sensualidade em seu visual.

Ela ajuda a criar a ilusão de pernas mais longas e uma silhueta mais esguia, fazendo um papel semelhante ao que o decote profundo faz na parte de cima do vestido para noiva baixinha. 

Este detalhe, que consiste em uma abertura no tecido do vestido, traz um toque de ousadia e sofisticação para o visual da noiva.

Você pode optar por uma fenda que vai desde a cintura até o comprimento da perna ou por uma mais discreta, que começa no meio da coxa. 

Veja como ela é um grande destaque em ambos os modelos a seguir.

Você gostou das nossas dicas? Lembre-se de que não há uma fórmula única para o vestido de noiva perfeito, nem uma lista obrigatória de características que devem estar presentes ou ausentes. 

Cada noiva é única, e suas escolhas devem refletir sua individualidade e estilo pessoal. Então, seja flexível, experimente diferentes estilos e detalhes, e confie em sua intuição ao escolher o vestido ideal para você.

Que tal conferir outras opções de vestido para noiva baixinha maravilhosos? Visite nossa galeria!

© Internovias • Todos os direitos reservados.
Agende um horário!