Os estilos possíveis para um casamento são vários, e é possível, inclusive, realizar casamentos personalizados e com estilos híbridos. É o caso do casamento boho chic.
Esse estilo é perfeito para noivas que desejam quebrar os padrões e fazer suas próprias regras.
Aliás, a ideia de boho tem a ver com isso. Trata-se de uma proposta alternativa, ligada aos movimentos hippie e étnico, cuja principal característica é a fuga às regras tradicionais.
Mas quando o “chic” é associado a essa ideia de quebra das regras, algumas dúvidas podem surgir.
Para começar a compreender melhor este estilo que está em alta no mundo dos casamentos, o primeiro passo é ter em mente que as misturas são bem-vindas.
Então, se você deseja ter um casamento cheio de personalidade, sem seguir os princípios ligados à ideia de uma cerimônia clássica, o casamento boho chic pode ser o ideal.
Ao longo deste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o casamento boho chic e como escolher a decoração e o seu traje para uma celebração neste estilo.
Confira!
A palavra “boho” deriva da ideia de “boêmio”, que vai além do adjetivo ligado atualmente às pessoas que gostam de festas e vivem a vida de forma despreocupada.
Desde o século XV, essa expressão era associada aos ciganos e também aos habitantes de uma região da atual República Tcheca, que se chamava “Boêmia”.
Um pouco mais tarde, os boêmios passaram a ser as pessoas que optavam por um estilo de vida diferente, fora do convencional e, até mesmo, desregrado.
Agora, a ideia de um casamento boho associado àquele que nega as regras tradicionais está começando a fazer sentido, não é?
O conceito avançou ainda mais e, no século XIX era usado para descrever jovens burgueses europeus, além de artistas e intelectuais que buscavam traçar suas próprias regras.
Mas a ideia de um casamento boho só foi surgir há algumas décadas nos Estados Unidos, estando totalmente atrelado ao princípio da liberdade criativa.
Assim, as cerimônias boho são normalmente realizadas durante o dia e contam com decorações mais rústicas, incluindo flores exóticas e elementos assimétricos.
Daí a associação com elementos étnicos e a cultura hippie, além da possibilidade de inclusão de outros detalhes que fogem aos padrões, mas que agradam aos noivos.
Essas misturas normalmente resultam em cerimônias com uma presença marcante da natureza e com um clima leve e romântico.
Mas, então, o que seria um casamento boho chic? O adjetivo “chic” normalmente é associado à elegância e à sofisticação, elementos que não precisam ser banidos do casamento boho.
Se a regra é não ter regras, você pode associar o rústico ao sofisticado, o alternativo ao vintage e o despojado ao elegante.
Imagine, por exemplo, uma mesa de madeira de demolição decorada com arranjos de flores delicadas. Esta é a proposta do casamento boho chic.
Se você gostou da ideia, é hora de começar a pensar nos detalhes do seu casamento boho chic!
O casamento boho chic tem como uma de suas principais características a presença da natureza. Por isso, com frequência, ele é realizado em espaços abertos e durante o dia.
Assim, o seu casamento boho chic pode ser realizado em um sítio, na praia, ou mesmo no quintal da sua casa, se você preferir um clima mais intimista.
O importante é aproveitar as cores e a leveza da natureza para criar uma ambientação despojada e colorida.
Você pode, por exemplo, realizar a cerimônia pela manhã e, em seguida, uma recepção com almoço. Mas também é uma ótima ideia celebrar o grande dia ao fim da tarde, com um lindo pôr de sol.
Se o seu casamento for realizado em uma época ou região chuvosa, você pode optar por uma construção que tenha uma ampla varanda ou, então, paredes de vidro.
Dessa forma, você mantém seus convidados protegidos da chuva sem abrir mão da participação da natureza.
Tenha em mente a busca pela união da simplicidade com a exuberância, que é justamente o que ocorre com as plantas, as flores e a natureza de maneira geral.
Não se esqueça de que a principal regra do casamento boho chic é fazer diferente e não se sinta insegura se o local perfeito para o seu grande dia nunca tiver sido usado para outras celebrações.
Quando se fala em decoração para casamentos, o primeiro elemento que vem à mente são as flores.
É claro que você pode inovar e realizar um casamento sem flores, mas como a natureza é uma constante em várias propostas de casamento boho chic, elas podem ser bem-vindas.
Se o seu casamento for celebrado durante o dia em um espaço aberto cheio de belas árvores ou plantas, boa parte da sua decoração já estará definida.
Mas você não precisa utilizar as tradicionais rosas ou lírios se você não quiser. Que tal optar por flores exóticas e coloridas? As flores secas também são muito utilizadas.
Misturar diferentes espécies de flores também podem tornar a sua decoração única e totalmente personalizada.
Você não precisa ter medo de inovar na paleta de cores porque não existe cor inadequada em um casamento boho chic, principalmente se as cores vivas e alegres forem as suas preferidas.
Não se esqueça de que o verde é sempre uma boa ideia e as folhagens podem cumprir um importante papel na sua decoração.
Outra opção para fugir das decorações tradicionais é utilizar vasos diferenciados, com formatos fora do comum.
Quanto ao mobiliário, você pode escolher itens confeccionados em fibras naturais, couro e madeira para criar uma ambientação rústica.
As mesas dos convidados podem ser montadas com a utilização de jogos americanos, sem as tradicionais toalhas, que não deixam a madeira à mostra.
Outro detalhe que vai imprimir um tom diferenciado ao seu casamento boho chic é a iluminação. Esqueça os canhões de luz e opte por lanternas, painéis de led e luzinhas mais singelas.
Os varais de luzes, lamparinas e os pendentes são ótimas opções, que geram uma sensação de aconchego e conforto.
Para completar a decoração, que tal algumas almofadas com capas de crochê e, até mesmo, algumas mantas?
Você também pode utilizar diferentes tipos de tapeçaria para marcar os diferentes ambientes da celebração.
A escolha do vestido de noiva é uma das tarefas mais importantes da preparação do seu casamento boho chic e é claro que ela deve ser feita de acordo com o clima do evento.
O seu look certamente pode ser complementado por itens marcantes como um buquê desconstruído ou uma tiara de flores, mas a escolha do vestido também precisa ser criteriosa.
Você pode escolher um tecido fluido e leve sem muito brilho ou aplicações, para transmitir as ideias de leveza e movimento.
A renda e o crochê são elementos muito utilizados neste tipo de casamento porque são associados à delicadeza e ao artesanato.
Mas se você prefere um vestido mais liso, a seda pode ser o tecido ideal, com ou sem aplicações, dependendo do seu estilo pessoal.
Você também pode recorrer a detalhes como franjas e bordados, com formatos simétricos e aplicações que simulam flores e folhagens.
Veja alguns exemplos de vestidos da Internovias que se encaixam perfeitamente em casamentos boho chic.
Quer conhecer outras opções de vestidos para o seu casamento boho chic? É só acessar a galeria completa da Internovias! Até o próximo artigo.