Agende um horário!

Ternos para casamentos durante o dia: 6 ideias + fotos

Ternos para casamentos durante o dia: 6 ideias + fotos

Ainda que os casamentos estejam associados a uma ideia de formalidade, aos poucos os trajes clássicos deixam de ser obrigatórios. Por exemplo, se você pensar hoje em diferentes possibilidades de ternos para casamentos durante o dia, certamente o smoking será apenas uma das opções presentes na lista.

É claro que o clássico nunca sai de moda, mas com a ascensão de diferentes estilos de casamentos, a necessidade de adequação dos trajes se faz mais evidente.

Isso significa que os tradicionais ternos em tons escuros com a presença invariável da gravata e do colete continuam elegantíssimos, mas devem ser usados em eventos clássicos e noturnos.

Quando um homem é convidado para um casamento diurno ao ar livre e fica na dúvida sobre o que vestir, é importante pensar na ascensão de novas tendências.

Além disso, é importante considerar o conforto já que o casamento é um momento feliz que os noivos querem desfrutar plenamente na companhia de pessoas queridas.

Portanto, os ternos para casamentos durante o dia podem ser escolhidos a partir de critérios mais maleáveis, já que eventos diurnos tendem a ser menos formais.

Nos próximos tópicos vamos expor uma lista de sugestões de trajes masculinos para as cerimônias diurnas, que têm sido cada vez mais numerosas. Confira!

Ideias de ternos para casamentos diurnos

As escolhas de ternos para casamentos diurnos devem se basear no horário, no local, no estilo e no clima do evento.

Um casamento diurno pode ser celebrado, por exemplo, pela manhã, com o oferecimento de um almoço aos convidados. 

Nesse caso, pode ser que o clima esteja mais quente (é importante dar uma olhada na previsão do tempo). Então, a escolha do traje deve considerar essa informação para que o convidado conte com o máximo de conforto possível.

Por outro lado, se o casamento for celebrado ao final da tarde e a festa for se estender noite adentro, há que se considerar o clima mais frio na escolha do terno.

Quanto ao local onde o evento será celebrado, é importante saber se é um espaço ao ar livre ou fechado.

Por fim, quanto ao estilo e ao clima do evento, é possível inferir a partir do convite e, na dúvida, também fazer uma consulta aos anfitriões.

Se o casamento for um mini wedding totalmente intimista e informal, que tal dispensar uma das três peças do terno?

Vamos ver em seguida algumas ótimas ideias de ternos para casamentos diurnos baseadas nas tendências do mundo da moda e do universo dos eventos.

É claro que é preciso considerar as especificidades de cada evento, como mencionamos acima, além das preferências do próprio convidado ou, até mesmo, do noivo, já que o traje dele também pode ser repensado e atualizado de acordo com essas novas tendências.

Nossa intenção aqui é dar algumas sugestões para demonstrar que existem diversas formas de manter a elegância e o conforto em cerimônias diurnas.

Confira as ideias abaixo.

Tons neutros

Os tons neutros são muito bem-vindos em ternos para casamentos durante o dia, sobretudo quando o evento ocorre em dias mais quentes.

A camisa branca acompanhada do paletó bege, por exemplo, é uma excelente opção que cai muito bem em casamentos no campo.

Outro tom bastante utilizado é o cinza,que pode ser mais claro ou mais escuro e é muito comum quando o objetivo é manter as três peças do terno, mas fugir do tradicional preto.

Os tons mais neutros de azul também estão em alta e rendem excelentes fotos em casamentos na praia, por exemplo.

Enfim, há diversas cores que podem ser utilizadas sem medo em ternos para casamentos durante o dia, deixando o preto de lado, mas mantendo sempre a elegância. 

Mistura da alfaiataria com roupas casuais

A alfaiataria é um estilo de corte extremamente elegante que está em alta no mundo da moda tanto em trajes masculinos quanto em femininos. 

Normalmente, trajes em alfaiataria são confeccionados em tecidos nobres e, no caso do terno masculino, o mesmo tecido é utilizado em todas as peças.

Porém, na atualidade já é possível pensar em ternos para casamentos durante o dia com uma variação de cortes e tecidos entre as três peças. 

É possível utilizar, por exemplo, a sarja e, até mesmo, o jeans em lavagens mais escuras e uniformes combinados com um colete ou paletó de linho.

Suspensórios 

Os suspensórios estão em alta e têm se tornado, cada vez mais, um acessório comum em casamentos que priorizam a informalidade.

Ao utilizá-los, o convidado dispensa o paletó e o colete e cria um diferencial que pode ser utilizado, por exemplo, pelos padrinhos.

Eles ficam ótimos acompanhados pela gravata borboleta, que é bastante versátil, podendo ser utilizadas em trajes extremamente formais, como o smoking, mas também em propostas mais despojadas.

Em alguns casos, os suspensórios e a gravata borboleta podem ser confeccionados em cores mais marcantes, como o vermelho e o verde, criando um colorido no traje.

Ausência da gravata

Quando a proposta do casamento diurno é intimista e prioriza a leveza, a gravata pode até mesmo ser dispensada, desde que o restante do traje mantenha a elegância.

Uma camisa confeccionada em um tecido nobre com um belo corte, acompanhada ou não de um paletó ou blazer, não precisa necessariamente ser incrementada por uma gravata.

Isso ocorre sobretudo em casamentos matutinos e em dias quentes. A camisa, inclusive, pode ser usada com um ou dois botões abertos, para tornar-se mais confortável.

Se a cor da camisa não for o branco, a própria cor já será um elemento chamativo do look, dispensando também a necessidade da gravata.

Colete

Assim como ocorre com a gravata borboleta, o colete é uma peça que saiu dos trajes mais formais e ganhou diversas outras nuances.

Na verdade, ele continua sendo elegantemente utilizado nos ternos mais formais, mas passou a ganhar destaque também em trajes que dispensam o paletó.

Ele pode ser confeccionado no mesmo tecido e na mesma cor da calça, mas isso não é necessariamente uma obrigação.

Essa peça dá o exato tom de informalidade com a manutenção da elegância, já que o colete não é uma peça muito utilizada cotidianamente.

Ou seja, ao usá-lo em ternos para casamentos durante o dia (que na verdade deixam de ser ternos porque dispensam o paletó), os convidados estão optando por um traje adequado a uma ocasião especial, mas sem toda a formalidade de um terno clássico.

Blazer 

O blazer não é a mesma coisa que um paletó. O paletó, em termos técnicos, é a terceira peça de um terno formal, feito no mesmo tecido e na mesma cor que as outras duas peças (calça e colete).

Já o blazer não precisa seguir esta regra, além de poder ser confeccionado em tecidos mais variados e ter um corte mais “descolado”.

O algodão, o linho, a sarja e a lã fria são alguns dos tecidos utilizados para esta peça, completamente adequada a uma cerimônia diurna. 

Tudo o que abordamos até aqui demonstra que tanto o noivo quanto os convidados homens de um casamento precisam ficar atentos a detalhes de seu traje tanto quanto as mulheres, para manterem-se confortáveis, elegantes e também para seguir a proposta do casamento.

Na verdade, o casamento, tradicionalmente pensado como um sonho feminino, é igualmente marcante para os homens. Por isso é importante desmistificar as ideias conservadoras sobre o tema.

Como a escolha de termos para casamentos durante o dia é um assunto que engloba o universo masculino e o dos casamentos, vamos nos manter neste tema e indicar também a leitura do artigo sobre o que fazer no dia do noivo. Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados