Você está cogitando celebrar o grande dia com um mini-wedding mas ainda não tem certeza sobre essa escolha? Saiba que este é um dilema de muitos casais.
As principais características de um mini-wedding são a quantidade reduzida de convidados, o tom intimista da celebração e a priorização do conforto.
Mas o foco geralmente fica na lista de convidados, que deve conter um número abaixo de 100 pessoas.
É claro que esse parâmetro pode variar. Existem cerimonialistas que consideram um mini-wedding o casamento que tem até 120 convidados e também aqueles que afirmam que, para ser um mini-wedding, a celebração não pode contar com mais de 80 pessoas.
De todo modo, há que se considerar também as características agregadas ao número de convidados para que um casamento tenha o clima de um mini-wedding.
Lembre-se de que o mini-wedding é considerado um estilo de casamento, da mesma forma como ocorre com o clássico e o minimalista, por exemplo.
Isso significa que o tamanho da lista de convidados não pode ser o único parâmetro a ser considerado.
Se a sua cerimônia for pautada por elementos tradicionais, pelo glamour, pelo brilho e pelo romantismo, com um tom totalmente solene e requintado, certamente ela será associada ao estilo clássico, ainda que conte com pouquíssimos convidados.
Mas se o seu casamento tiver uma aclimatação íntima e aconchegante, com uma grande proximidade e familiaridade entre os noivos e os convidados, aí sim ele será um mini-wedding.
Na verdade a lista de convidados curta é uma consequência do estabelecimento de um clima de proximidade e aconchego.
A grande questão para tomar sua decisão sobre ter um mini-wedding ou outro tipo de casamento, é saber se este estilo representa a sua personalidade e a do seu noivo.
Nos próximos tópicos, vamos levantar algumas questões que vão te ajudar a esclarecer essa dúvida. Continue a leitura.
Para ter certeza de que o mini-wedding é mesmo a melhor opção para a celebração do seu grande dia, procure responder honestamente às questões que vamos apontar em seguida.
Mesmo antes de se tornar uma noiva, é provável que em algum momento você tenha imaginado o seu grande dia, sendo esse um grande sonho ou não.
Esse é um ponto fundamental para saber se o mini-wedding é condizente com os seus planos de comemoração da união com seu amor.
Se você sempre imaginou seu casamento em um grande espaço de eventos, pode ser que a sua expectativa subconsciente seja de contar com muitos convidados.
Se você imagina um casamento solene e formal, o tom intimista do mini-wedding não combina muito com você.
Mas se você acredita que este momento tão importante só deve ser compartilhado com pessoas realmente próximas em um ambiente intimista e sempre se imaginou casando-se nesse clima, aí sim, o mini-wedding é uma boa ideia.
Muitas noivas escolhem o mini-wedding por conta das limitações do orçamento para o grande dia, porém esse não é um bom motivo para tomar essa decisão.
É possível realizar um mini-wedding com investimentos altíssimos e também é possível fazer outros tipos de celebração com um orçamento mais modesto.
Você não deve cortar pessoas queridas da sua lista de convidados simplesmente porque não tem muito dinheiro para investir no casamento.
Este será o seu grande dia e todas as pessoas importantes para você e seu noivo devem estar presentes se esse for o seu desejo genuíno.
Portanto, o motivo para escolher o mini-wedding deve estar sempre associado à preferência dos noivos pelo tom aconchegante e intimista e não a questões financeiras.
Ainda que a lista de convidados não seja o único fator definidor do mini-wedding, ela é fundamental para que o casamento conte com o clima íntimo.
Então, para ter um mini-wedding, você precisa ser capaz de fazer uma lista reduzida de convidados.
É preciso ter muita disciplina quanto a isso, pois definir que o seu estilo de casamento será o mini-wedding antes de ter em mãos a sua lista definitiva de convidados pode complicar muito a organização do casamento.
Se você quer um mini-wedding, mas no fim das contas vai abrir várias exceções para que muitas pessoas sejam convidadas, os seus planos correm riscos de não darem certo.
Então, se você tem uma família grande ou muitos amigos, seja muito cautelosa ao escolher o mini-wedding, para não ceder e aumentar a lista de convidados ao longo dos preparativos.
Este é um fator importantíssimo a considerar: se você é uma pessoa adepta das grandes festas e adora o clima celebrativo, pode ser que o clima intimista do mini-wedding não tenha a ver com a sua personalidade.
Ou seja, se você está muito acostumada a celebrar grandes momentos de forma mais solene, o mini-wedding não vai se adequar a uma comemoração tão relevante para você.
Mas se você acredita que momentos realmente especiais precisam ser restritos às pessoas mais próximas para ter uma comemoração de mais qualidade, aí sim o mini-wedding é uma boa opção.
A escolha do local é um fator fundamental para que um casamento tenha o clima de um mini-wedding e isso não tem a ver apenas com o tamanho do espaço.
Muitos casais celebram o mini-wedding em espaços como restaurantes, clubes e até mesmo na própria casa.
Isso tem a ver com a familiaridade com o local.Realizar o mini-wedding num local que você frequenta e onde se sente à vontade, vai possibilitar uma aclimatação mais intimista.
Mesmo que o local seja um espaço para eventos, é importante imprimir nele o clima de conforto e aconchego para a realização de um mini-wedding.
Mas se você imagina seu casamento sendo celebrado em um ambiente mais formal ou muito diferente dos seus ambientes preferidos, talvez você deva considerar outras possibilidades de estilos.
Ainda que muitas noivas acabem carregando toda a responsabilidade da organização do casamento sozinhas, a participação do noivo é muito importante.
Você não pode decidir que o seu casamento será um mini-wedding se ele não concordar, afinal, a comemoração é pela união dos dois.
Então, mesmo que sua família seja pequena e você tenha poucos amigos, considere se o mesmo ocorre com o seu noivo.
Converse com ele também sobre a ideia de um casamento intimista e aconchegante, com a priorização do conforto. Será que essas características fazem sentido para ele?
Não escolha o mini-wedding antes de ter certeza de que ele também agrada ao seu amor, nos mais diversos aspectos.
Você consegue imaginar um mini-wedding com uma noiva usando um vestido com vários quilos de pedrarias e com uma saia composta por muitas camadas? Ou então, seria possível um mini-wedding com um vestido ao estilo sereia, extremamente justo e decotado?
É claro que muitos ajustes podem ser feitos em relação ao traje, se essa for a vontade da noiva, mas a resposta mais natural para as perguntas acima seria não.
E o motivo é simples: o mini-wedding prioriza o conforto e o tom intimista. Então, um vestido de noiva glamuroso não é a melhor opção para o mini-wedding.
Pode ser que você se identifique com o estilo clássico, se sempre sonhou com um suntuoso vestido de princesa.
Pode ser também que a melhor opção seja um estilo mais moderno, se você quer priorizar a sensualidade em seu traje para o grande dia.
Mas se o mini-wedding for realmente a melhor opção para você, o mais provável é que você escolha um vestido de noiva leve, delicado e confortável.
E é claro que a Internovias tem as melhores opções de vestidos para o seu mini-wedding. Veja nossa galeria e selecione os seus modelos preferidos. Até o próximo artigo!