Agende um horário!

Casamento eco-friendly: como planejar um casamento sustentável

Casamento eco-friendly: como planejar um casamento sustentável

O casamento eco-friendly é muito mais que um estilo ou um modismo, é uma tendência que vem crescendo de acordo com o aumento da conscientização a respeito das questões ambientais.

Se você é uma noiva apaixonada pela natureza ou mesmo se nunca havia pensado sobre a possibilidade de ter uma cerimônia sustentável, é hora de se informar sobre o assunto.

Ter um casamento eco-friendly não significa abrir mão de nada que você planeja para o seu grande dia e não requer grandes esforços.

Pelo contrário, basta dar atenção a alguns detalhes que podem, inclusive, contribuir para que a sua cerimônia e a sua recepção sejam ainda mais marcantes e únicas.

Sustentabilidade não é coisa de ambientalista. É um assunto relevante para qualquer pessoa que queira cultivar um meio saudável e agradável para o seu próprio bem-estar e para o benefício coletivo. Ou seja, é uma responsabilidade de todos.

E, ao contrário do que possa parecer, um casamento sustentável não é mais caro nem mais difícil de organizar.

Ao longo deste artigo, você vai entender melhor a proposta do casamento eco-friendly e conferir algumas dicas que vão te ajudar na adesão a essa proposta.

Continue a leitura!

O que é um casamento eco-friendly?

Podemos entender o casamento eco-friendly como sinônimo de casamento sustentável. A expressão “eco-friendly” vem do inglês e pode ser traduzida como “ecologicamente amigável”. 

Ou seja, o casamento eco-friendly é aquele em que toda a organização passa por critérios de responsabilidade ecológica.

É uma celebração em que os responsáveis, no caso os noivos, demonstram uma preocupação concreta com o meio ambiente, o que pode resultar no engajamento dos convidados.

Esta é a intenção. Dar um bom exemplo para que outras pessoas também passem a dar a devida atenção às questões ligadas à sustentabilidade.

Assim, para ter um casamento eco-friendly, é preciso fazer escolhas que não causem impactos negativos no ecossistema.

Essas escolhas devem se basear em três pilares: 

  • Reduzir: significa evitar os desperdícios, planejar bem os gastos e não consumir o que não é realmente necessário;
  • Reutilizar: diz respeito às escolhas de itens que não serão descartados após o casamento ou de itens feitos a partir de produtos reciclados;
  • Reciclar: significa transformar um elemento utilizado em seu casamento em um novo material no ciclo de produção.

É claro que se você não conseguir tomar absolutamente todas as decisões relacionadas ao seu grande dia com base nesses três pilares, é bom tentar segui-los o máximo possível.

Sendo assim, veja as dicas que vamos dar em seguida e tente seguir ao menos algumas delas para fazer a sua parte e incentivar seus convidados a fazerem o mesmo pelo meio ambiente.

Se você conseguir seguir todas, parabéns! Você realmente terá um casamento eco-friendly. Mas se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.

Dicas para organizar um casamento eco-friendly

Veja abaixo as melhores dicas para tornar o seu casamento eco-friendly. 

Utilize papel reciclado

Com a tendência da digitalização, muitos materiais anteriormente impressos em papel ganham uma versão muito mais moderna e atualizada para ser vista pelas telas de tablets e celulares.

Mas quando isso não é possível, o papel reciclado é uma opção excelente e totalmente em consonância com os princípios de um casamento eco-friendly, além de criar um diferencial da papelaria tradicional.

Você pode utilizá-lo em seus convites, tags, lembrancinhas, cardápios e onde mais o papel for indispensável.

Faça convite e save the date digitais

Se você fez o orçamento para a impressão de convites e de outros itens de papelaria para casamentos, já sabe quanto pode custar esse material que provavelmente logo será descartado.

Por mais que os convidados sejam muito próximos ao casal e queiram guardar recordações de uma data tão especial, poucos deles ficarão apegados ao convite.

Por outro lado, as versões digitais de convites e save the date têm ganhado muito mais adeptos nos últimos anos, por contarem com maior agilidade e inovação.

Você pode, por exemplo, enviar um convite em formato de vídeo, de forma instantânea e ter a certeza de que o convidado o recebeu. 

Priorize a luz natural

Os casamentos celebrados durante o dia e ao ar livre também têm ganhado muitos adeptos, por conta da possibilidade de contato com a natureza, que contribui, inclusive, para a decoração.

Nesse contexto, a luz natural também é muito bem-vinda. Alguns fotógrafos afirmam, inclusive, que nenhum tipo de luz supera a luz natural para o registro de um casamento.

Os casamentos que terminam ao pôr do sol deixam uma sensação muito especial nos convidados.

Além de toda a positividade e clima romântico que a luz natural cria, ela também te ajuda a economizar no consumo de energia, uma postura totalmente alinhada ao casamento eco-friendly.

Faça a cerimônia e a festa no mesmo local

Fazer a cerimônia e a festa de casamento em um mesmo local é uma forma de aproveitar mais o grande dia sem perder tempo com deslocamentos.

Mas, além disso, ao reduzir a utilização de automóveis, você reduz também o consumo de combustíveis, o que é uma atitude totalmente sustentável.

Em alguns casos, o intervalo entre o fim da cerimônia de casamento e o início da recepção chega a ultrapassar uma hora, tamanha a distância entre um local e outro.

Ou seja, uma tremenda perda de tempo, não é? Então, para aproveitar ao máximo esse momento único, procure por espaços com diferentes ambientações, para realizar no mesmo endereço a cerimônia e a recepção.

Escolha lembrancinhas duráveis

Muitas lembrancinhas sem uma utilidade prática confeccionadas em plástico ganham rapidamente o mesmo destino da maioria dos convites de casamento: o descarte, por mais que sejam lindas e criativas.

Por outro lado, existem lembrancinhas ecologicamente corretas que podem ser utilizadas ou cultivadas por muito tempo pelos seus convidados.

As suculentas e outras pequenas plantas, por exemplo, têm sido muito procuradas por noivas cujos casamentos seguem os estilos romântico, boho ou rústico

Outra possibilidade são as sementes de diferentes plantas, que são de muito bom gosto e incentivam os convidados a se empenharem no cultivo das mesmas.

Outra tendência muito forte são as lembrancinhas comestíveis, que além de serem sustentáveis também podem ajudar a valorizar um alimento típico da sua região.

Temperos, potes de doces e geleias e garrafinhas de cachaça são ótimas ideias e costumam agradar muito aos convidados.

Ah, e lembre-se de deixar o plástico de lado e escolher embalagens de vidro, que são reaproveitáveis.

Evite os itens descartáveis

Guardanapos de papel podem ser substituídos pelos de tecido, que são muito mais elegantes e podem ser reutilizados muitas vezes.

Os recipientes utilizados para servir canapés e bebidas também podem ser confeccionados em louça ou vidro, trazendo mais sofisticação ao seu grande dia e tornando-o muito mais ecologicamente responsável.

Recicle o lixo do seu casamento

Você pode pedir à sua cerimonialista que escolha uma equipe de limpeza que faça a separação do lixo reciclável, orgânico e inorgânico, e que promova o descarte adequado.

Mesmo um casamento totalmente eco-friendly produz uma quantidade significativa de lixo e esse cuidado em relação à reciclagem é muito importante.

Faça o RSVP

RSVP é a abreviatura de “répondez S’il Vous Plaît”, expressão francesa que significa “Responda por favor”.

Trata-se da solicitação de confirmação da presença dos convidados, que é realizada pela cerimonialista.

Com um bom empenho no RSVP, você consegue prever com precisão a quantidade de convidados que estarão presentes.

Essa exatidão contribui para reduzir ao máximo o desperdício, com o acúmulo de menos lixo, inclusive.

Utilize itens sustentáveis no mobiliário e na decoração

Você pode, por exemplo, priorizar os móveis já disponíveis no local do evento, evitando o consumo de combustível necessário ao deslocamento de outros móveis.

Móveis e objetos decorativos feitos em madeira de demolição também revelam uma postura ecologicamente correta.

Para itens menores da decoração, você pode usar a técnica DIY (Do it Yourself) ou contratar um artesão da sua cidade. 

Lembre-se também de priorizar os itens que poderão ser utilizados posteriormente e abandone os descartáveis.

Quanto às flores, um dos componentes mais caros da decoração, é importante lembrar sua curta vida útil, já que normalmente elas são descartadas após a cerimônia.

Que tal, então, utilizar como centros de mesa as flores plantadas em vasos ou então doar as flores de corte para projetos sociais que promovem eventos em asilos, por exemplo?

Alugue o seu vestido de noiva

Sim, alugar o vestido de noiva é uma atitude ecologicamente responsável e totalmente condizente com um casamento eco-friendly. 

Como o vestido poderá ser utilizado também por diversas outras noivas, todo o trabalho e material utilizado em sua confecção não ficarão restritos à celebração de um único dia.

A Internovias tem opções maravilhosas de vestido de noiva para aluguel. Conheça nossa coleção completa e escolha a opção mais condizente com o seu casamento eco-friendly. Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados