Agende um horário!

As 5 linguagens do amor: descubra a sua e a do seu noivo

As 5 linguagens do amor: descubra a sua e a do seu noivo

Você já ouviu falar sobre as 5 linguagens do amor? Conhecê-las é uma excelente iniciativa para quem vai começar uma vida a dois.

Independentemente do seu tempo de relacionamento, certamente você já percebeu que existem diferentes formas de demonstrar amor e de se sentir amada.

Inclusive muitos dos desentendimentos entre casais ocorrem justamente por conta da incapacidade de demonstrar afeição de modo a fazer com que a outra pessoa se sinta realmente querida.

Para reduzir essa disparidade, que é bastante comum, o entendimento sobre as 5 linguagens do amor é um grande aliado.

E é justamente isto que pretendemos fazer ao longo deste artigo: explicar as 5 linguagens do amor para te ajudar a entender qual é a sua e qual é a do seu noivo.

Assim, você poderá expressar o seu sentimento de uma maneira que ele compreenda o quanto ele é especial para você e vice-versa.

Continue a leitura!

O que são as 5 linguagens do amor?

A ideia de agrupamento das maneiras como o amor é demonstrado é do conselheiro matrimonial, pastor protestante e escritor norte-americano Gary Chapman.

Ele percebeu que entre as pessoas que ele aconselhava havia um problema recorrente: enquanto uma pessoa não se sentia amada e valorizada, a outra estava se esforçando ao máximo para demonstrar toda a afeição possível.

Ou seja, o amor estava presente nos relacionamentos, mas como existem diversas formas de demonstrá-lo, as disparidades e conflitos sempre se manifestavam.

Chapman, então, definiu como linguagem o processo de expressar e receber amor e chegou a cinco diferentes possibilidades a partir de suas análises.

Essas diferentes formas de expressar e receber amor ficaram conhecidas como as 5 linguagens do amor quando ele lançou o livro com este título, que se tornou um best seller.

O livro foi lançado há 30 anos, mas ainda hoje é muito comentado e recomendado em todo o mundo por apresentar uma proposta que faz muito sentido dentro dos relacionamentos.

Para Chapman, todo ser humano tem uma forma preferencial para expressar e receber amor. Muitos casais contam com linguagens parecidas, mas outros não.

Como não se tratam de diferentes modos de pensar e sim de sentir, quase sempre a compreensão dessas diferenças não ocorre de maneira imediata nem simples.

Por isso, o conhecimento das 5 linguagens do amor é um exercício de comunicação efetiva dentro do relacionamento, que pode torná-lo mais leve e mais feliz.

Quando você se sente amada de determinada forma que não costuma ser utilizada pelo seu parceiro, mas consegue identificar que ele está expressando seu sentimento de uma outra forma, fica mais fácil estabelecer um diálogo de alinhamento.

O mesmo acontece quando você se esforça para demonstrar o quanto ele é especial, mas ele parece não reconhecer este esforço.

É muito provável que a sua linguagem do amor não seja a preponderante para ele e essa pode ser a origem de muitas discussões.

No próximo tópico, vamos enumerar e explicar as 5 linguagens do amor para que você consiga identificar a sua e a do seu noivo, fortalecendo ainda mais a sua união.

Quais são as 5 linguagens do amor?

No livro “As 5 linguagens do amor”, Chapman define as seguintes linguagens:

  • Palavras de afirmação;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Presentes;
  • Atos de serviços.

Vamos explicar cada uma delas a seguir.

Palavras de afirmação

As palavras de afirmação correspondem à linguagem em que os elogios são priorizados como forma de expressar a afeição e o reconhecimento a uma pessoa.

As pessoas que se identificam com esta linguagem do amor são aquelas que agradecem e elogiam muito o seu parceiro e também outras pessoas com quem convive.

Se você se sente amada quando o seu noivo elogia a forma como você se veste, a sua beleza física ou o seu desempenho no trabalho, as palavras de afirmação têm a ver com a sua forma de se expressar e de sentir a afeição dos outros.

Se o seu parceiro fica entusiasmado quando você o elogia verbalmente, este deve ser o melhor caminho para estreitar os seus laços.

Sendo esta a linguagem que mais faz sentido para vocês, pode ser que as plaquinhas para pajens e daminhas e o livro de assinaturas sejam elementos importantes em seu casamento.

Tempo de qualidade

Entre as 5 linguagens do amor, esta é aquela em que a pessoa gosta de dedicar um tempo exclusivo de atenção ao parceiro.

Essas pessoas gostam de conversar e de planejar programas românticos a dois, além de prestarem muita atenção ao que é dito pelo parceiro.

Normalmente, pessoas cuja linguagem do amor é o tempo de qualidade se irritam quando o parceiro olha o celular ou se distrai com a televisão no meio de uma conversa.

Elas também não gostam de ter o seu tempo compartilhado com outras atividades ou compromissos, ou seja, se a sua linguagem do amor é o tempo de qualidade, é melhor que seu noivo não planeje assistir ao jogo de futebol do time dele na noite em que você planejou um momento a dois.

Se for este o seu caso, certamente você vai querer planejar muito bem a sua lua de mel. Então leia nosso artigo sobre o assunto com sugestões de ótimos destinos no Brasil.

Toque físico

O toque físico é a linguagem do amor daquelas pessoas que adoram abraçar e beijar seus parceiros.

Sabe aquelas pessoas que fazem questão de assistir ao filme abraçadas ao seu amor e que preferem dormir de conchinha? O toque físico é a linguagem delas! 

Essas são as pessoas que com certeza não aprovariam um relacionamento à distância e se sentem muito carentes quando precisam passar alguns dias longe do companheiro.

Essas pessoas expressam seu amor através do toque e dos carinhos e apreciam muito estar ao lado do companheiro.

O problema mais recorrente com casais em que uma pessoa se identifica com essa linguagem do amor e a outra não é que uma delas pode sentir que seu espaço está sendo invadido.

Mas nada que uma boa conversa não resolva, para que haja um equilíbrio entre as linguagens do amor que se fazem mais presentes dentro do relacionamento.

Se o toque físico como linguagem do amor faz sentido para você e seu parceiro, talvez seja uma ótima ideia registrar abraços, beijos e carinhos em um lindo ensaio pré-wedding.

Presentes

As pessoas que se identificam com esta linguagem do amor adoram presentear e receber presentes. Sentem-se amadas e valorizadas com isso.

Mas um erro comum é a negação dessa linguagem do amor por conta da ideia de que ela tem a ver com o valor financeiro dos presentes envolvidos.

Acontece que essa ideia não poderia estar mais errada. O ato de dar e receber presentes, enquanto linguagem do amor, não tem a ver com questões financeiras.

O presente pode ser uma flor que ele encontrou pelo caminho, pode ser o envio de uma foto do casal, um bombom ou um objeto simples feito pela própria pessoa.

Esse presente é uma forma de demonstrar cuidado e atenção para com o companheiro, tem mais a ver com o gesto e não com o preço do presente.

Se você gosta de presentear e ser presenteada, pode fortalecer esta linguagem do amor ao montar a lista de presentes e lembrancinhas para o seu chá bar.

Atos de serviço

Os atos de serviço como linguagem do amor, quando não compreendidos, também são causas de discórdia entre casais.

Se a sua linguagem do amor for essa, você certamente se sente mais satisfeita com o que seu noivo faz do que com o que ele diz.

Atos de serviço são ações colocadas em prática com o objetivo de ajudar ou agradar ao parceiro.

Quem se identifica com essa linguagem gosta de ajudar e receber ajuda, como ocorre quando você passa o dia fazendo o doce preferido do seu amor ou faz questão de manter a cama arrumada e a roupa limpa.

Se este é o seu caso, pode ser uma boa ideia confeccionar lembrancinhas DIY para o grande dia ou para eventos como o chá de panela.

Agora, imagine a grande confusão que pode ocorrer quando, por exemplo, a noiva se identifica com o tempo de qualidade e o noivo com os atos de serviço. 

Enquanto ela espera que ele dedique um tempo exclusivo para uma conversa longa e agradável, ele prefere passar o dia cuidando da casa para agradá-la. 

Se esse casal não conhece as 5 linguagens do amor, pode ser que eles acabem discutindo bastante. 

Mas, quando essas diferentes formas de sentir e expressar amor são compreendidas, é possível estabelecer um entendimento e utilizar as linguagens com as quais cada pessoa mais se identifica.

Agora que você já conhece as 5 linguagens do amor, que tal fazer a sua linguagem e a do seu noivo presentes nos preparativos para o grande dia? Leia nosso artigo sobre o processo de organização de um casamento! Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados