Vestido de noiva tradicional: quem disse que ele precisa ser sem graça?

Vestido de noiva tradicional: quem disse que ele precisa ser sem graça?
Publicado em: 16/11/2022

Com as tendências da inovação e da personalização, muitas noivas se sentem inseguras ao escolherem um vestido de noiva tradicional. Mas um clássico é sempre um clássico, ou seja, o tradicional é aquele que não sai de moda e não perde seu espaço.

Não se esqueça de que os casamentos ao estilo retrô estão em alta e, volta e meia, características dos casamentos clássicos são incorporadas às cerimônias mais modernas.

A verdade é que o vestido de noiva tradicional é o mais indicado para as noivas que têm dúvida e se preocupam com a possibilidade de o traje não se adequar ao tipo de cerimônia.

Isso porque ele é muito versátil, não perde a elegância e a sofisticação e não destoa de nenhuma decoração ou estilo.

Além disso, é perfeitamente possível associar algumas características modernas ao vestido de noiva tradicional, sem perder sua essência.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com a possibilidade de o seu grande dia ficar parecendo o “casamento da vovó”.

A Internovias tem opções deslumbrantes que unem o tradicional e o moderno, o clássico e o contemporâneo, de forma muito harmoniosa.

Vamos mostrar alguns exemplos ao longo deste artigo e você vai conferir também as características de um vestido de noiva tradicional e como elas podem se aliar a detalhes mais inovadores.

Continue a leitura!

Quais são as características de um vestido de noiva tradicional?

Se quando cogita um vestido de noiva tradicional para o seu grande dia o que vem à sua mente é um traje antiquado ou fora de moda, você está enganada.

O tradicional tornou-se um estilo de vestido que pode muito bem se enquadrar em um casamento contemporâneo, moderno e inovador sem deixar de lado suas principais características.

Vamos ver, em seguida, algumas dessas características e como você pode atualizá-las sem descaracterizar a ideia do tradicional.

Nada de exageros

O vestido de noiva tradicional é elegante e clássico, não explorando exageradamente a sensualidade, características que muitas noivas da atualidade gostam de manter.

Por conta da associação do tradicional à singeleza e ao romantismo, o estilo princesa é um dos exemplos mais utilizados, mas outros cortes também podem ser escolhidos.

É claro que a noiva deve ser sempre o centro das atenções em um casamento, mas podemos dizer que o vestido de noiva tradicional cultiva certa discrição.

Ou seja, ele tem tudo que se espera de um vestido de noiva e, ainda que seja único e deslumbrante, não vai surpreender os convidados com alguma grande inovação.

Isso não significa que ele não possa ter algum detalhe mais atual, como, por exemplo, um tecido ou uma aplicação que esteja em alta nas tendências da moda.

O que você precisa evitar é, por exemplo, um decote muito profundo, uma marcação muito forte das suas curvas e cores muito diferentes do tradicional branco.

Bordados

O bordado é uma característica muito comum do vestido de noiva tradicional devido à sua associação à ideia de sofisticação.

Você já deve ter ouvido falar sobre vestidos de celebridades extremamente pesados por conta das aplicações de diversos materiais nobres. 

Esses trajes pesados levam ao extremo uma das principais características do vestido de noiva tradicional criando, paradoxalmente, um distanciamento no que diz respeito à negação dos exageros.

O ideal é que você mantenha uma quantidade equilibrada de aplicações em partes específicas do seu vestido de noiva tradicional.

Isso porque o conforto é indispensável na atualidade. A noiva precisa aproveitar o seu momento e não dá para fazer isso com um vestido tão pesado.

Para dar o tom atual, você pode recorrer a aplicações de materiais diferentes daqueles que eram usados quando sua avó e sua mãe se casaram.

Um pouco de brilho é sempre muito bem-vindo, principalmente se você for se casar à noite e em um espaço fechado, como uma Igreja.

Renda

A renda ganha o mesmo destaque que as aplicações que envolvem o brilho na lista de características mais presentes em um vestido de noiva tradicional. 

Assim como os materiais brilhantes, a renda remete à sofisticação, mas também pode ser associada ao romantismo, que inevitavelmente está presente em todos os casamentos.

A renda é um material nobre que nunca sai de moda e sempre esteve presente no universo dos casamentos.

Se você é uma noiva minimalista, por exemplo, a renda pode ser utilizada em partes específicas do seu traje para dar o tom tradicional.

Porém, se você é uma noiva clássica, pode cobrir o seu vestido inteiro com renda e dar ainda mais glamour ao traje.

Se você quer dar um tom mais contemporâneo ao seu vestido, basta escolher um tipo de renda em alta na atualidade.

A renda francesa e a renda chantilly são dois exemplos pelos quais as noivas costumam se apaixonar.

Tecidos nobres 

Já que estamos falando de rendas e aplicações, não podemos deixar de lado os tecidos mais sofisticados, pois não há vestido de noiva tradicional sem um tecido nobre.

É claro que muitos tecidos nobres utilizados em outras épocas já não são tão populares nos casamentos da atualidade, principalmente se pensarmos naqueles mais pesados.

A inovação do seu vestido de noiva tradicional pode estar justamente na escolha dos materiais utilizados para confeccioná-lo.

Como o conforto da noiva é fundamental, já existem tecidos extremamente leves sem deixarem de ser encorpados e requintados.

Muitas vezes, o próprio tecido é o grande destaque do vestido de noiva. Alguns possuem brilho, como os diversos tipos de cetim, e outros criam um ar leve e romântico, como o chiffon e a organza.

Laço

O laço também é um dos símbolos do vestido de noiva tradicional. Geralmente colocado na cintura, ele traz consigo feminilidade e delicadeza.

Mas a novidade é que ele também é um ícone fashion na atualidade, podendo tanto ser mais discreto ou ganhar maior destaque no traje. 

Desde o laço Chanel, passando pelo laço duplo e indo até os laços mais soltos, existem muitas possibilidades para um casamento que une o tradicional e o moderno.

Você também pode inovar na localização do laço. Ele não precisa necessariamente estar na cintura. Que tal um laço nos ombros ou nas mangas.

Pense também nas diversas possibilidades de tamanhos, materiais e cores. Você pode utilizar uma cor diferente do restante do vestido, mantendo o tradicional com um detalhe inovador.

Viu como um vestido de noiva tradicional não precisa ser sem graça? Além dos exemplos que mostramos aqui, você pode conhecer a nossa coleção completa e se apaixonar.

© Internovias • Todos os direitos reservados.
Agende um horário!