Você ama o mar e, por isso, vai fazer o seu casamento na praia? Esta é uma opção que se destaca dentro da tendência das cerimônias celebradas em contato com a natureza.
A proposta desse tipo de celebração traz consigo a ideia de leveza, que deve estar presente em cada detalhe, a começar pelo seu vestido de noiva.
A escolha do vestido, além de estar perfeitamente alinhada à personalidade da noiva, precisa se adequar ao estilo e ao local do casamento e isso fica ainda mais evidente em um casamento na praia.
Se a proposta é a leveza do contato com a natureza, não faz sentido usar um vestido pesado, cheio de camadas e com muito brilho, por exemplo.
Nos próximos tópicos, vamos dar algumas sugestões de detalhes que, se estiverem presentes em seu vestido para casamento na praia, vão combinar perfeitamente com a proposta do evento.
Confira!
Como dissemos, a leveza é uma característica do casamento na praia que deve estar expressa na escolha do seu vestido de noiva.
Além dela, você pode explorar outras características como a sensualidade e o romantismo. Veja abaixo algumas sugestões para ajudar em sua escolha.
A fluidez é a característica de maior destaque para o traje da noiva em um casamento na praia, pois além da ideia de leveza, ela também proporciona conforto.
Um vestido com tecido encorpado e cheio de camadas pode ficar perfeito, por exemplo, em um casamento na Igreja, mas para um casamento na praia não vai funcionar muito bem.
Mesmo que você coloque uma plataforma elevada para passar no seu caminho até o altar, o seu deslocamento depois da cerimônia pode ficar mais complicado no contato com a areia.
Por outro lado, com um vestido confeccionado em tecido fluido, o seu traje se alinha ao ambiente da praia e a leveza será percebida tanto no peso do vestido quanto no clima do evento.
Isso não significa abrir mão do corte que você mais gosta. É possível, por exemplo, ter um vestido ao estilo princesa com um tecido fluido, sem muito volume e peso.
O importante é seguir a lógica da leveza e da fluidez que, além do conforto e da adequação ao ambiente, vai render fotos maravilhosas.
Se você é uma noiva sensual, realizar o seu casamento na praia vai abrir uma série de possibilidades para explorar essa característica no seu vestido, a começar pelas transparências.
Muitas igrejas possuem regras rígidas com relação ao traje da noiva, restringindo transparências e decotes dentro dos templos.
É claro que é importante respeitar as regras da religião, mas mesmo que o seu casamento na praia seja uma cerimônia religiosa, o evento ao ar livre torna algumas regras mais flexíveis.
Você pode explorar a transparência de diversas maneiras, usando materiais como o tule ou a renda e localizando-a, por exemplo, no decote, nas costas ou nas mangas.
Além da sensualidade, a transparência te ajuda a manter a leveza e a fluidez do traje, sendo perfeita para a ambientação na praia.
A transparência também pode ser associada ao romantismo e à delicadeza. Tudo depende de como ela é trabalhada no traje. Veja alguns exemplos.
Muitas noivas que optam pelo casamento na praia ficam na dúvida se seu vestido pode ou não ter uma cauda.
A resposta é sim, mas essa cauda precisa transmitir a mesma leveza do restante do traje. Ou seja, ela não deve ser muito longa nem muito pesada.
Você pode, por exemplo, usar a transparência na cauda do seu vestido ou optar por um tecido bem leve.
O cumprimento da cauda deve ser moderado para não dificultar o seu deslocamento, pois o possível contato com a areia pode ser um grande empecilho para manter o traje limpo e lindo até o fim da cerimônia.
Vestidos sem cauda também ficam ótimos em casamentos na praia. Você pode substituí-la, por exemplo, por uma capa, que também tem tudo a ver com a leveza da paisagem praiana.
Nunca se esqueça de que o seu conforto é tão importante quanto a beleza do seu traje e, em um casamento diurno ao ar livre, menos é mais.
O decote é um detalhe do vestido de noiva que pode ser explorado de diversas formas, por exemplo, para alongar a silhueta e ajudar a equilibrar o destaque para diferentes partes do seu corpo.
Em um casamento na praia, você ganha ainda mais possibilidades, podendo usar um decote mais profundo ou um decote ombro a ombro com os braços e ombros mais descobertos.
Essas possibilidades são ótimas para as noivas que querem abusar da sensualidade e usar um vestido que fuja dos modelos tradicionais.
Uma possibilidade de decote que está em alta tanto no mundo da moda quanto nas tendências para casamentos, é o decote nas costas.
Por muito tempo, essa possibilidade foi pouco explorada e a parte de trás do vestido de noiva só ganhava destaque a partir da presença de um laço ou de aplicações.
Agora é possível pensar em decotes de diferentes formatos e profundidades para as costas, que dão ao traje um caráter confortável, sensual e inovador.
Quando se realiza um casamento na praia, é natural que ele ocorra durante o dia ou, no máximo, ao fim da tarde, adentrando a noite.
Isso significa que o clima do evento é quente, na maioria das vezes, e você precisa escolher um traje que não te faça sentir calor.
Nesse sentido, o vestido de noiva com alças ou ao estilo tomara que caia, ao invés das mangas longas e pesadas, é uma das melhores opções.
Mas as mangas não são proibidas. Você pode utilizá-las com as transparências e tecidos leves, priorizando as mangas curtas.
O importante é manter o foco na leveza e no conforto para que seu traje fique perfeitamente adequado para o casamento na praia.
Além dos exemplos de vestidos que apresentamos ao longo deste artigo, a Internovias tem muitas outras opções para diversos estilos de casamento.
Que tal conhecer nossa coleção completa e selecionar os seus modelos preferidos para o seu casamento na praia? Acesse nossa galeria e continue acompanhando o blog para contar com as melhores dicas!