Casamento Minimalista: como organizar e o que não pode faltar 

Casamento Minimalista: como organizar e o que não pode faltar 

Se você ficou noiva e já está cuidando dos preparativos para o grande dia, certamente já ouviu falar sobre a tendência do casamento minimalista.

Ele já vinha se fortalecendo e ganhou ainda mais destaque após o casamento de Meghan Markle com o príncipe Harry, que ocorreu em 2018. 

A opção da duquesa por um vestido minimalista requintado da marca Givenchy inspirou inumeráveis noivas mundo afora.

O casamento minimalista tornou-se ainda mais popular no contexto da pandemia da Covid-19, pois o foco no essencial tem sido a meta de diversos casais desde então.

Isso porque as incertezas relacionadas à pandemia e a perda de familiares e amigos levaram ao abandono de excessos e ao desejo de criar celebrações em que o amor e a união dos casais ganham mais destaque do que os muitos detalhes que podem acabar tirando o foco daquilo que realmente importa.

Nesse sentido, o casamento minimalista já se firmou como um dos estilos mais promissores e requisitados pelas noivas da atualidade.

Como o conceito ultrapassa o mundo dos casamentos, sendo considerado, inclusive, um estilo de vida, ele deve continuar fazendo parte das listas de tendências para os próximos anos.

Na atualidade, já é possível encontrar fornecedores especializados em casamentos minimalistas, inclusive cerimonialistas capazes de pensar todos os detalhes conforme o estilo.

Ou seja, além do vestido de noiva e dos trajes recomendados para os convidados, é possível pensar também em aspectos como decoração, cardápio, lista de convidados e roteiro para um casamento minimalista.

Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é um casamento minimalista em termos práticos e dar dicas para você organizar o seu, caso esta seja a sua escolha.

Está curiosa? Então continue a leitura!

O que é casamento minimalista?

Vamos começar desfazendo alguns mal-entendidos e dizendo que o casamento minimalista não é a eliminação de detalhes e também não significa, necessariamente, uma redução de custos.

Então, se você planejava escolher o casamento minimalista por acreditar que ele é totalmente econômico em termos financeiros, reveja sua escolha.

É claro que é possível realizar um casamento minimalista com poucos recursos financeiros, assim como ocorre com qualquer outro estilo.

Os estilos rústico e boho, por exemplo, são opções muito procuradas por noivas que não podem investir muito dinheiro na organização do grande dia. 

Mas também é possível despender verdadeiras fortunas em casamentos nesses estilos. Não há regras quanto a isso.

O próprio traje de casamento minimalista utilizado por Meghan Markle é um exemplo de que o minimalismo pode ser bastante caro.

Estima-se que o vestido da duquesa tenha custado cerca de R$ 500 mil, mesmo em sua simplicidade sofisticada.

Já a associação do casamento minimalista à ausência de detalhes é compreensível quando se pensa que este estilo não admite os exageros.

Porém, os detalhes podem e devem estar presentes. Mas como somente os detalhes essenciais são considerados, eles ganham muito mais destaque e ares de sofisticação.

Veja, por exemplo, os detalhes do vestido a seguir, que segue o estilo minimalista e faz parte da coleção Internovias.

No modelo acima, a ausência de aplicações faz com que o recorte do busto e a transparência nas costas ganhem mais importância.

Mas, então, se o casamento minimalista não é sinônimo de ausência de detalhes e também não significa um casamento econômico, o que vem a ser esse estilo?

Podemos dizer que ele tem como principais características o foco na essência da celebração do grande dia e a recusa aos excessos.

Isso significa que os noivos e convidados ganham mais destaque e a decoração e o local da celebração, embora possam ser sofisticados e elegantes, não admitem nenhum exagero.

Nesse sentido, como os detalhes são poucos, eles se tornam mais evidentes, gerando a necessidade de priorizar a qualidade. E isso pode elevar os custos do casamento minimalista.

O conceito de minimalismo não surgiu no universo dos casamentos ou da moda. Ele está associado a movimentos artísticos do século XX que utilizavam poucos elementos como base de sua expressão.

Os artistas que compartilharam esta ideia assumem como compromisso a criação a partir do mínimo necessário.

Ou seja, eles preferem dispor de poucas peças para atingirem seus objetivos artísticos, usando o mínimo para atingir o máximo resultado em termos criativos.

Essa ideia foi transposta para diversas áreas e chegou aos casamentos, tornando-se cada vez mais popular entre as noivas.

Se você gostou da proposta e quer ter um casamento minimalista, confira as melhores dicas no tópico seguinte.

Dicas para organizar o seu casamento minimalista

Veja a seguir as melhores dicas para que o seu casamento minimalista seja único e memorável.

Seja seletiva na lista de convidados

O mini e o micro wedding são excelentes formas de celebrar um casamento minimalista, afinal de contas, o lema do estilo diz que só deve permanecer aquilo que for essencial.

Então você não precisa convidar ninguém “por educação”. Nada de parentes distantes ou colegas de trabalho que nada têm a ver com a sua história de amor.

Seja minuciosa na concepção dessa lista e só inclua as pessoas cuja presença será importante para a sua felicidade no grande dia.

Aposte em detalhes orgânicos e tons neutros

O verde e os tons terrosos, além de remeterem à natureza, trazem consigo um aspecto clean que tem tudo a ver com o casamento minimalista.

É claro que você deve adicionar suas cores favoritas à paleta de cores do seu casamento e elas ganharão muito mais destaque quando associadas aos tons neutros.

Ou seja, se você pretende incluir, por exemplo, o amarelo na paleta de cores, certamente essa cor ganhará mais destaque e parecerá mais sofisticada em contraponto com o branco ou o bege do que associada ao rosa e ao azul.

Reduza o número de itens impressos

Uma mesa de convidados repleta de itens, como centro de mesa, lembrancinhas, talheres e louças já está suficientemente cheia para não ser considerada uma mesa minimalista.

Mas esse distanciamento torna-se maior quando, além dos itens citados, também é possível encontrar itens impressos, como cardápios e tags.

Em tempos de digitalização, você não precisa imprimir tantos itens e seu casamento ainda pode se tornar mais sustentável.

Celebre o grande dia em um local cujos elementos já existentes possam compor a decoração 

Que tal realizar um casamento minimalista diurno e aproveitar as maravilhas que a iluminação natural pode fazer pela sua decoração e pelas suas fotos?

Além disso, você pode escolher um local que conte, por exemplo, com um lustre ou com um piso específico que vão ser elementos chave na composição do clima do casamento.

Opte por um traje com poucas aplicações e corte sofisticado

Quando se pensa em um vestido de noiva para casamento minimalista, o foco deve estar na qualidade do tecido e no corte.

Esses detalhes, e não o excesso de aplicações, é que vão remeter à sofisticação digna do grande dia.

Obviamente, você não precisa eliminar todas as aplicações, mas pode concentrá-las em uma parte específica do traje para a qual você prefere chamar a atenção.

A Internovias conta com diversas opções de trajes para casamento minimalista, desde aqueles totalmente lisos até os que priorizam as aplicações na cauda, no decote ou na cintura do vestido, por exemplo. Conheça nossa coleção completa e faça sua lista de inspirações!

 

© Internovias • Todos os direitos reservados.
Agende um horário!