Casamento no Jardim: o cenário de um conto de fadas

Casamento no Jardim: o cenário de um conto de fadas
Publicado em: 24/08/2022

Se você quer se sentir uma princesa de contos de fadas no grande dia, a celebração ao ar livre é uma tendência que pode te ajudar muito na aclimatação. E dentre as possibilidades de ambientes abertos que você pode escolher, o casamento no jardim é uma ótima opção

Muitos filmes da Disney trazem cenas das princesas em jardins, interagindo com a natureza de modo geral ou apenas apreciando este contato.

Sabe aquelas cenas em que a protagonista do filme conversa com os passarinhos e canta exibindo seu lindo vestido e toda a sua alegria e seu otimismo?

Esta não é uma mensagem destinada apenas ao público infantil. A valorização do ambiente natural e a expressão da felicidade têm tudo a ver com a comemoração de um casamento.

As sensações transmitidas pela combinação entre o romantismo e a presença da natureza vêm à tona naturalmente quando a ideia é um casamento no jardim.

Isso porque os contos de fada fazem parte da cultura ocidental e sua força é imensurável no imaginário das pessoas, sobretudo das meninas e mulheres.

É por isso que vamos dedicar os próximos tópicos às vantagens da escolha deste ambiente inspirador para a realização do seu casamento.

Além disso, vamos ilustrar este conteúdo com exemplos de vestidos de noiva da coleção Internovias que caem super bem na ambientação ao ar livre.

Assim você já fica inspirada e começa a se imaginar como uma princesa esbanjando romantismo e felicidade em seu grande dia.

Continue a leitura!

Principais vantagens de realizar o seu casamento no jardim

Seja em um espaço ao ar livre alugado concebido especialmente para a realização de casamentos, seja no próprio jardim da sua casa com um clima mais intimista, um casamento no jardim tem tudo para ser romântico, bucólico e delicado.

Vamos ver em seguida as principais vantagens da escolha desta ambientação.

Encantamento da aclimatação

Como dissemos anteriormente, o ambiente do jardim pode remeter à memória afetiva dos seus convidados, levando-os a se sentirem dentro do cenário de um conto de fadas.

É claro que é possível criar esse mesmo clima no espaço fechado de um salão de festas, por exemplo, mas o jardim já traz consigo a sensação de absoluto encantamento sem que você precise fazer grandes esforços na concepção da decoração.

Com uma boa escolha do mobiliário e a ajuda da iluminação natural, os seus convidados vão se sentir completamente aconchegados e aclimatados em um cenário de pura magia.

Se você aprecia o contato com a natureza e é uma defensora, por exemplo, das práticas sustentáveis, essa sensação de encantamento será ainda maior. 

Isso sem falar da energia positiva e da leveza que emanam da singeleza desse tipo de paisagem. Imagine, por exemplo, você dizendo o seu “sim” ao pôr do sol.

Esse tipo de detalhe coloca a natureza como uma testemunha maior do momento único e inesquecível que você e seu amor estão vivendo.

Enfim, o casamento no jardim pode fazer aflorar uma série de sensações e sentimentos que têm tudo a ver com as celebrações românticas.

Participação da natureza na sua decoração

Um casamento no jardim pode ser adequado a diversos estilos de cerimônia, sempre com destaque para o romantismo, é claro.

Porém, o melhor que você tem a fazer é aproveitar o que de mais bonito o jardim do local onde o evento será realizado tem para a partir desse item desenvolver a sua decoração.

Se o seu grande dia será comemorado em um ambiente natural, cheio de exemplares de plantas e flores lindas, não há motivos para focar a sua decoração em outros elementos.

Então, não pense nos elementos naturais como mais um componente da decoração do seu grande dia. Coloque-os como o principal item dessa decoração e pense em quais elementos extras você pode trazer para complementar e destacar o que o jardim já tem de belo.

Além de promover uma economia de custos, essa perspectiva vai facilitar a aclimatação de contos de fadas que você deseja criar.

Iluminação natural

Uma vantagem do casamento no jardim ou em espaços abertos de modo geral quando realizados durante o dia é o aproveitamento da iluminação natural.

Assim como ocorre com a decoração, esse tipo de escolha pode te ajudar a economizar nos custos dos preparativos para o grande dia, já que uma boa parte da iluminação artificial pode ser dispensada.

Mas a participação da iluminação natural vai muito além dessa economia. Tem a ver com o próprio encantamento proporcionado por um cenário de contos de fadas.

Citamos anteriormente a possibilidade de dizer o sim ao pôr do sol e não há tecnologia que consiga substituir esse clima mágico.

Mesmo que o pôr do sol não seja o foco da sua celebração, os diversos ângulos em que o sol pode interagir com a natureza presente no jardim e com a sua decoração também se destacam.

Fazer cerimônia e festa no mesmo local

O casamento no jardim pode englobar a celebração e também a recepção, o que não ocorre quando se celebra o grande dia na Igreja, por exemplo.

Quando o casamento é comemorado em um salão de festas, ainda que seja possível realizar a cerimônia no mesmo local, criando duas ambientações, muitos casais sentem que fica faltando certa magia ou um clima relacionado ao sagrado.

Esse vazio é completamente preenchido pela presença da natureza em um casamento no jardim, trazendo consigo todo o encantamento que o momento pressupõe.

É claro que também precisam ser considerados os benefícios mais práticos dessa concentração da cerimônia e da festa no mesmo local.

Além da economia no que se refere aos custos, os convidados não perdem tempo com o deslocamento e os atrasos são minimizados.

Possibilidades de fotos deslumbrantes

Se você fizer uma boa escolha de fotógrafo contratando alguém que, além de dominar todas as técnicas necessárias para a fotografia ao ar livre, também capte exatamente o tipo de registro que você e seu amor desejam obter, seu álbum será um registro maravilhoso do seu casamento no jardim.

Tanto a iluminação natural quanto a paisagem em si favorecem o registro e, além de lindas, suas fotografias ficarão muito naturais.

Cada foto terá uma vista deslumbrante como pano de fundo e você pode aproveitar para fazer um belo making off caso o dia da noiva seja no mesmo local.

Maior liberdade na escolha dos trajes

O casamento no jardim, mesmo tendo uma aclimatação romântica já associada à sua realização, permite um grande ecletismo no que diz respeito ao estilo e aos trajes.

Ao mesmo tempo em que traz o clima dos contos de fada, o jardim possibilita a utilização de trajes mais confortáveis, leves, fluidos e menos volumosos.

Isso vale tanto para os noivos quanto para os convidados. Os homens podem, por exemplo, usar ternos em cores mais claras ou até mesmo dispensar o terno.

Já as mulheres podem escolher trajes com mais movimento, tecidos leves e até trocar o longo pelo midi ou pelo vestido mais curto, dependendo da proposta.

Ou seja, o casamento no jardim possibilita uma informalidade e um aconchego que não deixam de lado a elegância.

Por falar em trajes, além dos modelos que você viu ao longo deste artigo, que tal conhecer a coleção completa da Internovias para ajudar na escolha do traje ideal para o seu casamento no jardim? Acesse nossa galeria e se apaixone!

© Internovias • Todos os direitos reservados.
Agende um horário!