Junto com a despedida de solteira, o chá bar é uma das possibilidades de eventos agregados à comemoração do casamento que têm crescido na preferência dos noivos nos últimos anos.
Ele é mais uma forma de reunir amigos e familiares do casal para comemorar esse acontecimento tão importante e celebrar o amor.
Muitas pessoas o vêem como um substituto para o chá de panela, mas isso não é uma regra. Você pode fazer inclusive o chá bar e o chá de panela.
E não importa se você prefere um evento mais simples ou mais elaborado, o chá bar é muito versátil e você pode criar sua própria versão dessa reunião.
De todas as formas, o planejamento é o grande aliado da noiva não só nos preparativos para o grande dia, mas também na organização de todos os eventos que antecedem o casamento, como o ensaio pré-wedding e outros tipos de “chás”.
Se você pensa em fazer um chá bar mas ainda não sabe por onde começar, leia este artigo até o fim. Além de explicar em que consiste este evento, vamos dar dicas para você planejar o seu. Veja nos próximos tópicos.
Você saberia definir o que é chá bar? Muitas vezes ele não tem uma relação direta com as palavras que compõem a expressão, ou seja, ele não precisa ser um evento em que o chá esteja no cardápio e também não precisa ser realizado em um bar.
Na prática o que acontece é uma reunião informal entre as pessoas mais próximas do casal, que pode ser temática ou não.
Durante o evento podem ser realizadas brincadeiras, como aquela em que os noivos tentam adivinhar quais são os presentes antes de abri-los.
Uma das principais características desse tipo de reunião é o fato de não separar homens e mulheres.
Nesse sentido, se você não gosta da ideia de ter um chá de panela pelo fato de tradicionalmente ele contar com a presença só de mulheres, o chá bar é uma excelente opção.
O casal e seus amigos e familiares de ambos os sexos podem se reunir em um único ambiente e participar de diversas brincadeiras e interações expandindo a comemoração do casamento.
Não há regras para a escolha da data do chá bar, mas normalmente ele é realizado cerca de um mês antes do grande dia.
O objetivo é criar previamente uma atmosfera festiva e um clima de preparação e expectativa para o dia casamento.
É uma forma de não deixar um acontecimento tão marcante na vida dos noivos se resumir a apenas um dia de comemoração.
Em muitos casos, quem organiza o chá bar são os padrinhos do casamento, que também elaboram surpresas para os noivos e brincadeiras a serem feitas durante o evento.
Os convidados do chá bar costumam presentear os noivos com acessórios para a casa, normalmente itens com preços menores, que se diferenciam do presente de casamento em si.
A expressão chá bar surgiu justamente devido a esses presentes: numa mistura do chá de panela, que reúne a noiva e suas amigas, e o encontro do noivo com os amigos em um bar.
Como no chá de panela a noiva costuma ser presenteada com acessórios para a cozinha, no chá bar foram acrescentados também os utensílios para bar.
Inclusive, em alguns casos os noivos são presenteados com as próprias garrafas de bebidas.
Um dos princípios da ideia do chá bar é a associação do chá de panela a um comportamento machista, já que enquanto as mulheres se reúnem em um ambiente geralmente caseiro para levar presentes relacionados à cozinha, não seria justo que os homens simplesmente se encontrassem para beber.
Então, a proposta do chá bar é que os acessórios para a casa sejam presentes para o casal e não para a noiva e que a parte da diversão relacionada ao bar também seja desfrutada pelos dois.
Se você gostou dessa ideia, veja no tópico seguinte nossas dicas para organizar o seu chá bar.
Você tem vontade de ter um chá bar, mas ainda não tem certeza se vai conseguir organizar este evento? O primeiro passo é o planejamento.
Você precisa dividir os preparativos em tópicos e definir metas de tempo para resolver cada questão. Veja nossas dicas a seguir:
Como dissemos, o chá bar pode tanto ser um evento simples quanto ter uma proposta mais elaborada, incluindo, por exemplo, decoração e a presença de garçons e DJ.
Então, para que tudo saia como o planejado, o primeiro passo é definir quanto você deseja ou pode gastar para realizar este evento.
Ao definir este orçamento, considere também o valor que será necessário investir em outros eventos que você deseja realizar, como, por exemplo, a festa de noivado.
Não é preciso convidar para o chá bar todas as pessoas que serão convidadas para o casamento. Isso só costuma acontecer quando o casamento é bastante intimista.
Normalmente, o chá bar é um evento mais íntimo, com a presença somente dos padrinhos e dos amigos mais próximos do casal.
Então, a lista de convidados costuma ser pequena, tendo em torno de 10 a 30 convidados, mas isso não é uma regra.
O local ideal para o seu chá bar vai depender da sua preferência e do tamanho da lista de convidados.
Em primeiro lugar, o local escolhido deve comportar confortavelmente todos os convidados. Em segundo lugar, ele pode estar relacionado à personalidade do casal ou ao estilo do próprio casamento.
Se você e seu amor adoram ir a barzinhos aos fins de semana, o próprio bar é um excelente local para o chá.
Mas se vocês são noivos extremamente caseiros, talvez valha a pena realizar esse encontro em casa.
Não necessariamente você terá que contratar um decorador para cuidar do seu chá bar. Na maioria das vezes, a decoração é feita pelos próprios noivos e pelos padrinhos com objetos que eles já têm em casa e elementos DIY, que significa “faça você mesmo”.
Nesse momento, é importante pensar também no alinhamento do casamento em si com os eventos agregados a ele.
Se seu casamento conta com alguma especificidade como a priorização da sustentabilidade, é importante que o chá bar siga os mesmos princípios.
Com relação ao mobiliário, você precisa pensar também no conforto dos convidados. É preciso contar no mínimo com assentos para todos e mesas de apoio.
O cardápio de um chá bar pode variar muito, mas em geral ele inclui petiscos, aperitivos e bebidas que podem ou não ser alcoólicas.
Você pode incluir também um bolo e alguns doces, mas não necessariamente o cardápio precisa ser sofisticado.
Se você está em dúvida, a simplicidade é a melhor opção.
A lista de presentes do chá bar inclui acessórios necessários à rotina da casa, principalmente os utilizados na cozinha.
Alguns exemplos de presentes que costumam estar nessa lista são garrafa térmica, peneira, espátula, ralador, panos de limpeza, abridor de latas, etc.
Junto com a decoração, a música é uma das principais responsáveis pela ambientação do chá bar.
Contratando ou não um DJ, você precisa escolher uma playlist que tenha a ver com o clima que você deseja para o evento.
As brincadeiras são essenciais para que o chá bar seja divertido e elas podem variar muito. Em alguns casos, quem organiza as brincadeiras são os padrinhos e elas são uma surpresa para os noivos.
Há brincadeiras que consistem em uma competição entre os noivos, com perguntas sobre a história do casal com detalhes que nem sempre são lembrados por eles.
Também há as brincadeiras em que a competição é entre os noivos e os convidados e quem errar a resposta de uma pergunta precisa pagar uma prenda, como fazer uma dança engraçada ou usar um acessório estranho.
Para fazer suas escolhas, você pode usar a criatividade.
Você pode desejar contar, por exemplo, com a sua cerimonialista, um decorador ou com um DJ no dia do seu chá bar.
Mas ele também pode ser inteiramente organizado por você e por seus padrinhos. Mesmo assim, pode ser interessante que o seu fotógrafo ou até mesmo o videomaker esteja presente.
Nesse tipo de evento, é possível obter imagens lindas e espontâneas do casal ao lado das pessoas mais próximas.
Então, se você puder registrar seu chá bar, certamente não irá se arrepender, pois as fotos são as principais lembranças dessa fase tão importante pela qual você está passando.
Você pode, inclusive, conversar com o seu fotógrafo sobre a possibilidade de contratá-lo para estar presente em todos os eventos relacionados ao casamento.
Por exemplo, além do chá bar você pode querer fotos do casamento civil e realizar um ensaio pré-wedding. Leia: Ensaio pré-wedding: como planejar as fotos perfeitas.