Quando o assunto é vestido de noiva, os primeiros modelos que vêm à mente são o estilo sereia e o estilo princesa. Mas existe uma opção intermediária que tem feito muito sucesso: o vestido de noiva evasê.
Ele é uma ótima opção para quem gosta do visual de princesa mas não gosta das muitas camadas de tecido nem das saias muito volumosas.
Muitas noivas que priorizam o conforto procuram por esse modelo e é sobre ele que vamos falar ao longo de todo este artigo.
Você vai saber quais são as características do vestido de noiva evasê, como ele surgiu, com quais estilos de casamento e biotipos ele mais combina e quais são os pontos de atenção que você deve considerar ao escolher o seu.
Além disso, é claro que você também vai ver várias opções de vestido de noiva evasê que fazem parte da coleção da Internovias.
Confira os tópicos a seguir!
A fluidez é a principal característica de um vestido de noiva evasê. Ele se afasta tanto do peso de um modelo ao estilo princesa quanto do ajustamento ao corpo presente no estilo sereia.
Ele é ajustado ao corpo somente até a cintura. Da cintura para baixo, ele vai se abrindo suavemente em um formato semelhante a um triângulo ou a uma letra “A”.
Por isso, o vestido de noiva evasê também é chamado de vestido linha A, pois tem a cintura bem marcada e essa abertura gradativa sem grandes volumes.
Como veremos, este é um dos modelos mais versáteis que você vai encontrar para o grande dia.
Isso porque ele combina com vários estilos de cerimônia, com os mais variados decotes e também se adapta aos diferentes tipos físicos.
O caimento da saia é bastante delicado e a parte de cima do traje pode variar conforme o gosto da noiva.
O vestido de noiva evasê combina com mangas curtas, compridas e também com o tomara que caia.
Ele também fica perfeito com o decote em V, o decote coração e o decote ombro a ombro. Ou seja, é um modelo muito democrático.
Como acontece com todos os modelos, as novas ideias chegam primeiro ao universo da moda para depois adentrar o mundo dos casamentos.
Antes de ser incorporado aos trajes para o grande dia, o estilo evasê chegou ao cotidiano das mulheres a partir de 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial.
A guerra tinha imposto o racionamento de matérias-primas que incluíam os tecidos e, por isso, as roupas femininas nos anos anteriores eram simples e confeccionadas com a menor quantidade possível de tecido.
O modelo evasê chegou nesse contexto de pós-guerra, como uma proposta do então promissor estilista Christian Dior, cujo objetivo era fazer as mulheres se sentirem femininas e glamourosas novamente.
Depois de vários anos de restrições, a meta era utilizar muitos metros de tecido em saias e vestidos no modelo evasê.
Considerado sofisticado e elegante, o modelo trazia o clima de comemoração pelo fim da guerra e marcou profundamente a história da moda, passando a ser conhecido como new look.
Não demorou muito para a ideia adentrar também o mundo dos casamentos com diversas variações e adaptações.
Como dissemos, o vestido de noiva evasê é democrático e versátil, podendo ficar ótimo em diversos tipos físicos.
As noivas plus size, por exemplo, podem usar o modelo evasê com um decote em formato de coração ou em V, que valorizam o colo e o pescoço.
E se você tem quadris largos e acha que o vestido de noiva evasê pode aumentá-los visualmente, saiba que nem sempre isso acontece.
Você pode escolher uma versão mais “sequinha” para a saia do seu vestido, sem abrir mão da abertura em A. Assim, os quadris não serão destacados em seu look.
A saia plissada também é uma forma de manter o modelo evasê sem dar destaque aos quadris, pois ela dá uma ideia de verticalização ao traje, alongando a silhueta.
Por não ser tão volumoso quanto os vestidos ao estilo princesa, o evasê também favorece as noivas baixinhas.
A própria saia plissada e também o decote em V, tanto na frente quanto nas costas, vão ajudar no alongamento da silhueta.
Assim você vai parecer mais alta sem precisar usar um salto enorme e desconfortável.
Mas se o que você não deseja salientar é o seu busto, o vestido de noiva evasê já é uma ótima opção por si só, pois tem mais volume na saia, levando a atenção para a parte de baixo do vestido.
Nesse contexto, as alças largas e o decote em V também vão ajudar muito na acomodação e na diminuição visual dos seios.
Com relação aos diferentes estilos de cerimônias, o vestido evasê também é bastante versátil.
Se o seu casamento for clássico, é possível, por exemplo, fazer diversas aplicações com bastante brilho e bordados, sobretudo na parte de cima do traje.
Se a sua cerimônia for mais rústica ou boho, é possível utilizar bastante renda, que vai dar a ideia de romantismo.
Enfim, o vestido de noiva evasê é uma ótima opção, pois pode se adaptar a diversas ocasiões e preferências.
Quando for fazer sua escolha de traje para o grande dia, não se esqueça de experimentar alguns modelos neste estilo.
Confira a seguir as nossas dicas que vão ajudar em sua escolha do vestido de noiva evasê.
Por isso, ao experimentar o vestido, faça todos os movimentos possíveis para conferir o grau de conforto que ele oferece: sente-se, caminhe, dance e pule. Assim você terá a certeza de que o modelo oferece o conforto de que você necessita.
Quer conhecer mais opções de vestido de noiva evasê da coleção da Internovias? Clique aqui e escolha os seus preferidos.