O casamento é um acontecimento que envolve muitas tradições e superstições, que foram surgindo ao longo dos anos, fazendo com que cada evento seja único e especial.
Conheça o significado de algumas tradições e superstições e seus significados:
Bolo de fitas: Tradição com vários anos onde é elaborado especialmente para o chá-de-cozinha.
Funciona da seguinte forma: O bolo contém várias tiras de tecido com as pontas para fora.
As amigas da noiva puxam as fitas procurando uma aliança que está amarrada em uma das tirinhas, dentro do bolo, e a moça que puxar a fita com o anel, será a próxima a casar.
Vestido branco: A tradição urgiu com a rainha Vitória, no século XIX, que começou usar o vestido branco.
Ela padronizou a cor, lançando moda entre as noivas, que passaram a usar o vestido branco.
Com o passar do tempo, o branco tornou-se o preferido, por transmitir pureza e inocência.
Nomes na barra do vestido: Existe uma tradição de origem baiana que diz que se as amigas que estiverem com o nome na barra do vestido da noiva, se casarão logo após a noiva.
Usar algo novo, algo velho, algo azul e algo emprestado no casamento: Com origem na terra do Tio Sam, a tradição diz que a noiva que usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul no dia do casamento, terá boa sorte.
O item velho simboliza a mudança na vida da noiva de solteira para casada e remete à família.
A peça nova simboliza o futuro da noiva a partir do momento da cerimônia.
O objeto emprestado deverá ser pego de alguém que tenha um casamento feliz e duradouro.
O elemento azul significa fidelidade e pureza no amor.
Flor na lapela: A flor usada na lapela, geralmente é um cravo. Simboliza o carinho da noiva pelo noivo, parentes e amigos mais próximos.
Alianças de casamento: O costume do noivo pedir a mão da noiva em casamento e presenteá-la com um anel de um diamante solitário ou outra pedra preciosa surgiu também na terra do tio Sam.
Na antiguidade, o diamante era chamado de pedra de Vênus, a deusa do amor e da prosperidade.
Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo ou ouro branco, no quarto dedo da mão esquerda, simbolizando união, amor, carinho e principalmente compromisso.
Chuva de arroz: Os chineses e Hindus acreditam que o arroz é símbolo de frutificação e prosperidade.
Moeda no sapato da noiva: Segundo o costume antigo, a moeda simboliza a deusa da castidade, Diana e traz prosperidade e riqueza, ao casal.
Bolo dos noivos: Antigamente, os convidados levavam para a comemoração pedaços de bolo que eram empilhados até formar uma pirâmide.
Um belo dia, um padeiro teve a idéia de confeitar os pedaços de bolo todos juntos, formando assim, um bolo com vários andares.
Amêndoas: As amêndoas são muito comuns em casamentos árabes e italianos, as amêndoas simbolizam a sorte e felicidade do casal.
Aqui no Brasil, o costume é oferecer ao final da cerimônia, como lembrança.
Carregar a noiva no colo: Acredita-se que se a noiva entrar no novo lar com o pé esquerdo ou cair na entrada da casa atrairá azar ou maus espíritos.
Então, para evitar isso, o noivo carrega a noiva no colo até dentro de casa.
Cortar a gravata do noivo: Os amigos do noivo se reúnem e passam de mesa em mesa, vendendo pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira para ajudar o casal na lua de mel.
Cada vez que arrecadam dinheiro, cortam um pedaço da gravata do noivo e dão de lembrança para o convidado, como agradecimento.
Lua-de-mel: Conta a lenda, que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna.
A história também diz que na era primitiva, os povos se casavam somente quando a lua estava cheia símbolo de fertilidade, além disso, os noivos bebiam uma mistura a base de mel, para deixar o relacionamento romântico e o casal sempre unido.